O protocolo de retoma abrange testes Covid-19 para jogadores, treinadores e staff necessário para as atividades da equipa.

O Sporting de Braga vai regressar aos treinos no relvado na segunda-feira, individualizados nesta fase, após interrupção de quase um mês e meio devido à pandemia de COVID-19, anunciou hoje o terceiro classificado da I Liga de futebol.

Antes do regresso aos treinos individualizados, após um período de férias em confinamento social desde 06 de abril, o clube vai proceder, já na sexta-feira, ao rastreio de todos os atletas e funcionários a envolver na logística de treino, de forma a validar a sua reintegração na retoma da atividade.

O resultado dos dois tipos de testes a efetuar (com zaragatoa para testar infeção ativa e serológico para testar imunidade), a realizar por laboratório externo e certificado para o efeito, é “condição essencial para o regresso ao trabalho de cada jogador e de cada membro do staff”, frisa o clube, em nota publicada no sítio oficial na Internet.

O Sporting de Braga informa ainda que “todos os jogadores preencherão questionários regulares para avaliar sinais de infeção relativos aos próprios e aos elementos próximos ou coabitantes e serão sujeitos, diariamente, a medição da temperatura corporal à entrada na cidade desportiva”.

A cidade desportiva do Sporting de Braga dispõe de dez balneários, mas nesta primeira fase os treinos de campo serão individualizados, estando definidos dois horários (09:30 e 11:15), e serão utilizados sete campos, dois deles para treino específico de guarda-redes e para trabalho muscular, sempre que necessário. Os jogadores recebem a informação necessária sobre o treino no dia anterior e ser-lhes-á atribuída uma bola e material próprio. .

“A distância mínima de 10 metros entre jogadores/treinadores será sempre verificada, sendo que cada atleta terá a sua própria bola e o seu próprio material de treino. Para reposição hídrica, serão colocadas garrafas individuais em cada canto dos campos de treino”, detalha.

O funcionamento em dia de treinos, o Sp. Braga proibiu a utilização de elevadores, pelo que haverá sinalizados circuitos a cumprir para entrada e saída do complexo. Haverá controlo de temperatura e um questionário diário a preencher.