Foram atrás de uma bola até aos pegões da ponte Eiffel mas acabaram surpreendidos pela subida da maré, em Viana do Castelo.

Dois jovens com idades entre os 15 e os 18 anos, foram resgatados por uma embarcação de recreio no rio Lima, a pedido da Polícia, após mais de meia-hora presos numa das plataformas dos pegões daquela ponte, informou fonte dos bombeiros.

O alerta foi dado cerca das 17:15, por um colega dos dois indivíduos, que também estava no rio mas conseguiu chegar à margem, mobilizando equipas dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, da Cruz Vermelha de São Romão do Neiva, da capitania da Polícia Marítima e da PSP.

Os jovens encontravam-se bastante assustados, tentando escalar a ponte de forma a sair daquela plataforma, uma vez que a corrente estaria demasiado forte para que regressassem a nado para a margem.

À chegada da PSP, os agentes solicititaram a uma embarcação de recreio para proceder ao resgate dos jovens, operação que foi concluída com bastante sucesso.

Por se encontrarem em estado de hipotermia, os jovens, incluindo o que conseguiu chegar ao areal, todos residentes em Darque, foram transportados para o Hospital de Viana do Castelo.

Jovens notificados face à interdição dos espaços de lazer

Em declarações à agência Lusa, o agente Marcelino Costa, da Polícia Marítima, adiantou que os jovens estavam a praticar uma atividade que não é permitida ao abrigo do estado de calamidade decretado pelo Governo, na sequência da pandemia de covid-19 e que “vão ser notificados do incumprimento daquela norma”.

O agente explicou que “só serão alvo de processo se reincidirem na sua prática”.

Na terça-feira, a Câmara de Viana do Castelo renovou a interdição do acesso às praias fluviais e marítimas do concelho.

Ao local compareceram um total de 13 operacionais e cinco viaturas.

Para o local a PM mobilizou dois agentes, uma viatura de todo o terreno e uma lancha semirrígida que acabaria por não ser utilizada.

Portugal contabiliza 1.135 mortos associados à covid-19 em 27.581 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais nove mortos (+0,8%) e mais 175 casos de infeção (+0,6%).

Das pessoas infetadas, 797 estão hospitalizadas, das quais 112 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 2.499 para 2.549.

Portugal entrou dia 03 de maio em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.