Galeno bisou antes de Mario González fechar o resultado em 3-0 para o conjunto minhoto, que assim chegou aos 19 pontos na tabela classificativa.

O SC Braga recebeu e venceu esta segunda-feira o Portimonense por 3-0 e igualou o Estoril no 4.º lugar da tabela classificativa da I Liga, com 19 pontos.

Um ‘bis’ do brasileiro Wanderson Galeno e um tento do espanhol Mario González ditaram o triunfo dos ‘arsenalistas’, que somaram o oitavo jogo consecutivo a pontuar e só contam uma derrota.

Galeno precisou de apenas seis minutos para abrir o ativo, com um remate colocado que não deu hipóteses a Samuel Portugal. E se esse golo foi bom, o segundo foi ainda melhor, com o extremo brasileiro a bisar aos 53 minutos. Galeno apareceu no corredor esquerdo, fletiu para o meio e rematou cruzado para um golaço.

Depois, já perto do apito final, o Braga chegou ainda ao terceiro golo. Mario González, no primeiro minuto do período de descontos, fechou a contagem após assistência do inevitável Galeno.

Com este resultado, o Braga passa a somar os mesmos 19 pontos do Estoril Praia, no 4.º lugar, enquanto o Portimonense mantém os mesmos 14 pontos e o sexto lugar.

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, em declarações na sala de imprensa do Municipal de Braga, após a vitória por 3-0 frente ao Portimonense, em jogo da 10.ª jornada da Liga:

«Previa-se um jogo difícil. O Portimonense venceu na Luz e em Guimarães. Tinha três vitórias e um empate fora. Previa um jogo complicado contra uma equipa forte do ponto de vista atlético, com jogadores rápidos na frente e fortes na defesa. Interpretámos o que tínhamos de fazer. Os jogadores foram inexcedíveis. Fizemos uma primeira parte de grande personalidade. Fomos muito pressionantes, fizemos 14 remates contra apenas um do Portimonense.

Fizemos muito para fazer mais golos, mas revelámos falta de eficácia. Com 30 por cento de eficácia, teríamos chegado ao intervalo com um resultado mais confortável. Os jogadores mereciam pelo que fizeram. Começámos muito bem a segunda parte e fizemos o 2-0.

Com as substituições, a equipa ficou mais junta e compacta. As transições não saíram tão bem como gostaríamos. O jogo estava a proporcionar transições. Há um boa oportunidade do Nakajima, mas por outro lado tivemos oportunidades e o guarda-redes do Portimonense fez excelentes defesas. Fizemos o 3-0 e poderíamos ter feito o 4-0 num golo cantado que falhámos. 

A vitória é justa. Foi o quinto jogo sem sofrer golos e isso é muito importante para nós. Estamos invictos há nove jogos. Se analisarmos os jogos que a equipa empatou, cheiraram sempre a vitória do Sp. Braga. Foi mais por falta de eficácia e alguns erros defensivos que estávamos a cometer que não ganhámos. Estamos em níveis crescentes. Tenho um grande grupo de jogadores e grandes personalidades. A equipa está cada vez mais unida e coesa. 

Não sei se foi a melhor exibição. Fizemos excelentes jogos contra o Vitória e contra o Boavista, apesar de não termos vencido. Fizemos um excelente jogo aqui contra o Midtjylland. Estamos a melhorar. A equipa correspondeu com maior maturidade em função do trabalho que foi feito. Estamos a crescer. A equipa tem um grau maior de maturidade, está cada vez mais coesa e agressiva. O futebol está a vir.»

Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, em declarações na sala de imprensa do Municipal de Braga, após a derrota por 3-0 frente aos bracarenses, em jogo da 10.ª jornada da Liga:

«Fizemos alterações aos 35 minutos para conseguir pressionar mais alto com um extremo de raiz. O Iuri joga muito por dentro e então colocámos lá um médio para cobrir esse espaço enquanto o nosso lateral batia direto com o do Sp. Braga. A ganhar, o Sp. Braga ficou muito tranquilo no jogo. Havia muito espaço nas costas da linha defensiva do Sp. Braga e o Renato não solicitou bola nesse espaço.

Mal entrou o Nakajima solicitou a bola três ou quatro vezes nesse espaço, mas o erro foi outro. Não vimos as suas movimentações. O Nakajima sabe pedir bem a bola nas costas e queríamos jogar com isso. Deveríamos ter explorado isso mais vezes. 

Deixámos ainda mais um avançado no banco e a estratégia foi fazer o que fizemos [na segunda parte]. O Pedro Sá já tinha amarelo e achei que era o momento de fazer algo diferente. Não nos estávamos a encontrar em campo. 

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Portimonense, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Galeno, 05 minutos.

2-0, Galeno, 53.

3-0, Mario González, 90+1.

Equipas:

– Sporting de Braga: Matheus, Yan Couto (Fabiano, 56), Paulo Oliveira, Diogo Leite, Sequeira, Al Musrati (André Horta, 73), Castro (Lucas Mineiro, 65), Iuri Medeiros (Chiquinho, 73), Galeno, Ricardo Horta e Vitinha (Mario González, 65).

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Bruno Rodrigues, André Horta, Lucas Mineiro, Chiquinho, Roger, Abel Ruiz e Mario González).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Portimonense: Samuel, Moufi, Pedrão, Lucas Possignolo, Fali Candé, Willyan (Imbula, 64), Carlinhos (Aponza, 64), Lucas Fernandes, Aylton Boa Morte (Marcus, 64), Pedro Sá (Nakajima, 35) e Renato Júnior (Angulo, 35).

(Suplentes: Payam, Henrique Jocu, Nakajima, Luquinha, Relvas, Imbula, Aponza, Angulo e Marcus).

Treinador: Paulo Sérgio.

Assistência: 6393 espectadores

Veja aqui os melhores momentos da partida: