Papa João Paulo ll visitou o Sameiro em Braga há 38 anos

O dia 15 de maio de 1982 ficará para sempre marcado no calendário bracarense como o dia em que o Papa João Paulo II passou pela cidade de Braga, rumo ao Santuário do Sameiro, onde rezou uma missa na basílica perante 400 mil pessoas vindas de toda a região Norte.

A visita de João Paulo II em Braga

A visita de João Paulo II ocorreu num contexto social e político de grande tensão no mundo. Vivia-se ainda a Guerra Fria com grande intensidade e a postura de abertura e tolerância que João Paulo II incutiu no mundo, a partir de Roma, contribuiu para o despertar das liberdades, reprimidas no mundo de Leste.
Quando no dia 13 de maio de 1981 João Paulo II sofreu um ataque do turco Ali Agca, na Praça de São Pedro, em Roma, entendeu que a sobrevivência a esse atentado ficou a dever-se a uma proteção de Nossa Senhora de Fátima. Nesse sentido, no ano seguinte efetuou uma visita a Portugal de quatro dias, que se iniciou a 12 de maio de 1982. Foi precisamente no último dia dessa visita, um sábado, dia 15, que João Paulo II veio a Braga. Passam agora 35 anos!


Não é fácil, em tão pouco espaço, recordar uma viagem tão emocionante como foi a de João Paulo II à nossa região.


O helicóptero seria o meio de transporte que lhe estava destinado de Coimbra para Braga mas, devido ao mau tempo que se verificou, isso não foi possível. Como alternativa, o Papa deslocou-se num comboio especial, composto por cinco carruagens, entre as quais uma em forma de salão, para que o Papa tivesse mais conforto. Para prevenir eventuais atentados, ou atos de sabotagem na linha férrea, seguia à frente desse comboio uma locomotiva a gasóleo, com cerca de vinte minutos de avanço

Quando, no Santuário do Sameiro, se soube que o Papa viria de comboio para Braga, milhares de pessoas deslocaram-se para o trajecto que liga a estação dos caminhos de ferro ao Santuário do Sameiro, esperando nos passeios e bermas das estradas para o saudarem entusiasticamente.


Se a viagem tivesse sido realizada em helicóptero, a chegada a Braga de João Paulo II estava prevista para as 11.00 h. e o almoço no Sameiro seria às 13.15 h.. No entanto, o mau tempo alterou este plano inicial e a chegada à estação de Braga só aconteceu às 14.39 h. Aí o esperavam o Arcebispo de Braga e centenas de fiéis. De seguida, João Paulo II entrou num autocarro e seguiu pela rua do Caires, pela Rodovia, e daí até ao Santuário do Sameiro onde foi recebido pelo Governador Civil e pelo Presidente da Câmara Municipal de Braga, que lhe entregou a medalha de ouro da cidade.