A Câmara de Vieira do Minho vai disponibilizar gratuitamente o Estádio Municipal aos ginásios locais para atividades de grupo, garantindo que serão “cumpridas todas as normas de segurança” emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), anunciou hoje aquela autarquia.

Em declarações à Lusa, o presidente Câmara de Vieira do Minho, no distrito de Braga, António Barbosa, explicou que o objetivo é “ajudar os empresários” do setor, uma vez que os ginásios continuam encerrados por causa da pandemia causada pelo novo coronavirus.

Segundo o autarca, a câmara disponibiliza no Estádio Municipal “espaço, eletricidade e limpeza de acordo com as regras da DGS”.

“Nós damos esta ajuda, mas os equipamentos são os ginásios que têm que lá colocar. O uso é feito mediante reserva e até agora temos já três pedidos”, adiantou António Cardoso.

O autarca ressalvou que “os balneários do Estádio Municipal não vão poder ser usados porque iria contra as regras previstas pela DGS”.

Portugal contabiliza 1.231 mortos associados à covid-19 em 29.209 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da DGS sobre a pandemia.

O país entrou no dia 03 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.