Garrafas de cerveja, plástico, chinelos, máscaras espalhadas pelo chão e muito lixo no Parque da Praia Fluvial de Adaúfe. Este foi o cenário encontrado este domingo pelo praticante de Plogging e ambientalista Carlos Dobreira que registou o lixo espalhado um pouco por todo o parque, poucas dias depois de a Praia Fluvial de Adaúfe ter sido contemplada com a Bandeira Azul.

Além do lixo encontrado, o ambientalista encontrou vestígios de vandalismo na churrasqueira do parque. “Hoje de manhã, na Praia Fluvial de Adaúfe, eram visíveis vestígios de vandalismo com uma área queimada com plásticos e metais, na margem do Rio Cávado, assim como na churrasqueira, que estava repleta de resíduos, alimentos e grelhas deslocadas”, disse o ambientalisa, que deparou-se com uma das placas de sinalização da Praia Fluvial direcionada para Palmeira.

“Encontrei o parque da praia imundo de resíduos, desde chinelos, garrafas de vidro, faturas, de plástico, máscaras, latas e beatas de cigarro”, denunciou.

Além do lixo encontrado no parque, Carlos Dobreira detetou uma lixeira junto a terrenos agrícolas próxima da praia fluvial. Nesta lixeira estavam janelas de alumínio, esfregonas, garrafões, mala térmica, tubo de aspiração, escova de aspirar e um estore de rolo.