Atleta português brilhou no BAUHAUS Junioren Gala com marca histórica de 20,68 segundos
Pedro Afonso alcançou este sábado, 29 de junho, a medalha de prata no prestigiado BAUHAUS Junioren Gala, em Mannheim, Alemanha, ao bater o recorde nacional de juniores nos 200 metros com o tempo de 20,68 segundos.
O jovem velocista português voltou a superar-se ao vencer a quarta série da prova de 200 metros, registando 20,68 segundos, com vento contrário de -0,9 m/s. Com esta marca, Pedro Afonso retirou um décimo ao anterior recorde nacional sub-20, que já lhe pertencia.
Apesar da excelente performance, o português foi apenas superado pelo sul-africano Leendert Koekemoer, vencedor da primeira série, que correu a distância em 20,34 segundos (v: +1,3 m/s), fixando novo recorde do meeting.
“Pedro Afonso foi a figura maior entre os portugueses em Mannheim”, destacou a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), após a prova.
Com esta prestação, o atleta luso passa a ocupar o quinto lugar no ranking nacional absoluto dos 200 metros e posiciona-se como o segundo europeu mais rápido do ano no escalão júnior.
A participação portuguesa no BAUHAUS Junioren Gala, um dos meetings internacionais mais relevantes para atletas sub-20, foi marcada pelo destaque individual de Pedro Afonso, confirmando o seu estatuto como uma das grandes promessas do atletismo nacional.