O SC Braga apresentou esta segunda-feira no Theatro Circo o “Livro do Centenário”, da autoria de João Miguel Fernandes e de Eduardo Pires Oliveira, prefaciado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A apresentação contou com a presença do presidente do SC Braga, António Salvador, do presidente da Assembleia Geral, José Manuel Fernandes, do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e do presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, entre outros.

“É o melhor trabalho alguma vez desenvolvido por um clube em Portugal”, defende o presidente arsenalista, António Salvador, na mensagem de introdução do livro, cujo prefácio é do presidente da República, sócio e adepto do clube bracarense, Marcelo Rebelo de Sousa.

O livro aborda a história do clube desde os anos da fundação, tema que suscita discussão no seio dos adeptos e dos próprios autores, João Miguel Fernandes, informático e professor catedrático na Universidade do Minho, e Eduardo Pires de Oliveira, investigador no âmbito da História da Arte e especialista sobre Braga e Minho. Se Oliveira defende 1921, porque é a partir daí que “ganha personalidade jurídica” com o visto do Governo Civil de Braga, Fernandes lembra o documento oficial do clube, que descobriu nos arquivos do Comité Olímpico Português, que aponta 20 de março de 1919 como data fundacional.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, marcou presença na apresentação do livro do Centenário do Sporting Clube de Braga, no Theatro Circo.

Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, esteve na apresentação do livro do centenário do Sporting de Braga, no Theatro Circo. «O SP. BRAGA É UMA MARCA NACIONAL E INTERNACIONAL»

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, destacou que o SC Braga “orgulha o país, porque há cem anos aqui se faz história desportiva”. “No SC Braga valoriza-se o futebol, mas também muitas outras modalidades que ajudam a prestigiar o nosso país”, sentenciou.

António Salvador Presidente do SC Braga, defende “É o melhor trabalho alguma vez desenvolvido por um clube em Portugal”

Depois da apresentação do Livro do Centenário, teve lugar no Café Vianna, onde foi criado e idealizado o SC Braga, o descerrar de uma placa comemorativa do nascimento do clube.