O Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, inaugurou, esta manhã, na Galeria de Artes e Ofícios, na Praça do Comércio, a pintura “Geira”, de Juan Domingues, uma obra que eterniza as figuras de António Variações, Gualdim Pais e Sá de Miranda.Juan Domingues decidiu batizar a pintura com o nome a “A Geira” por ter descoberto uma conexão entre as caraterísticas do caminho da Geira e o próprio processo criativo.

“Vim a descobrir que este caminho se juntava de uma forma poética ao processo criativo, que também acaba por ser um caminho, uma viagem, e os caminhos também são sinuosos e têm caraterísticas de criar problemáticas tal como o exercício de criar nesta escala me criou. E os ritmos todos, essas paragens, essa reflexão, sobre essas caraterísticas para mim foi quase esse caminho da Geira”, explicou o artista.

O Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, felicitou o artista plástico pelo resultado final, numa praça que depois de ter sofrido uma recenete intervenção de fundo“ está bonita, dinâmica e moderna e cuja pintura veio dignificar esta”. Esta obra homenageia três vultos do concelho. Fiquei agradavelmente surpreendido com o resultado final.

Porventura é uma ideia que podemos replicar, aproveitando outros espaços deste edifício para ter outras expressões artísticas que deem vida a este local.

A obra foi inaugurada o dia de Santo António, data em que se assinala também o aniversário da morte de António Variações.