A estrutura municipal de retaguarda covid-19 instalada no Seminário do Verbo Divino, em Guimarães, vai ser adaptada para corresponder às necessidades do hospital da cidade, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que nos próximos dias está previsto aumentar a disponibilidade da estrutura para 46 camas para doentes com covid-19.

No total, a estrutura tem 77 camas, que dão ainda resposta a utentes em isolamento profilático e utentes negativos sem retaguarda familiar.

Desde o início da pandemia, já foram acolhidas cerca de 190 pessoas naquela estrutura, numa resposta articulada com o Hospital de Guimarães e também com os serviços da Ação Social.

Atualmente, acolhe 18 utentes.

Para o presidente da Câmara, Domingos Bragança, aquela estrutura de retaguarda “é crucial para a resposta do hospital, permitindo desta forma encaminhar os doentes estáveis e libertar camas hospitalares para novos internamentos”.

“Tudo fazemos para que a pressão que vemos noutros hospitais não atinja o Hospital Senhora da Oliveira”, refere o autarca, citado no comunicado.

A Câmara garante a operacionalização da estrutura, através do fornecimento dos meios e recursos necessários para que sejam garantidos os cuidados de higiene, conforto e alimentação aos utentes.

Assegura também todo o suporte logístico associado ao funcionamento da estrutura, através de uma equipa técnica composta por profissionais que, organizados em turnos, garantem o acompanhamento dos utentes durante 24 horas.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.176.000 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 11.608 pessoas dos 685.383 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.