O Futebol Clube de Famalicão venceu o Gil Vicente Futebol Clube na noite desta terça-feira, por 3 – 1, em partida da jornada 26ª do campeonato da I Liga.

O Famalicão foi o mais forte durante a primeira parte e chegou ao intervalo a vencer por 2 – 0, com golos de Fábio Martins e Diogo Gonçalves.

Na segunda metade, a equipa da casa tentou uma reação, reduziu o marcador aos 77 minutos, mas o Famalicão fechou o resultado em 3 – 1, com um autogolo de Vente.

Com esta vitória a equipa de João Pedro Sousa continua na luta por um lugar europeu.

Vítor Oliveira, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após derrota por 1-3 frente ao Famalicão:

«É justa a vitória do Famalicão pela primeira parte que fez e é justa a derrota do Gil Vicente pela primeira parte que não fez. Tivemos a oportunidade de relançar o jogo numa jogada que o Alex apareceu isolado, podíamos ter feito o empate, mas não conseguimos.

Na segunda parte dominamos, mas sem criar grandes oportunidades. Chegamos ao2-1, ainda faltavam dez minutos, e aí acalentamos a esperança de chegar à igualdade, mas, mais um erro, o Famalicão acabou por fazer o terceiro. No geral, o Famalicão foi melhor e a vitória é justa.

Sinto a equipa menos forte em termos coletivos, menos motivada. Fizemos da nossa casa uma muralha fortíssima e neste jogo isso não aconteceu. Sinto a equipa algo desfocada. Estou preocupadíssimo porque estes dois jogos ficaram muito aquém daquilo que podemos e devemos produzir. Neste momento estamos numa posição cómoda, mas ainda faltam oito jornadas e o que parece que já está, não está, nem nunca esteve. E dou um exemplo: o campeão nacional, nas últimas noves jornadas, só ganhou um jogo e é o campeão.

O Nogueira não jogou porque está lesionado e só foi para o banco para fazer número. O Rúben Ribeiro também sentiu uma dorzinha e não pôde jogar.»

João Pedro Sousa, treinador do Santa Clara, na sala de imprensa, após a igualdade a um frente ao Gil Vicente:

«Antes de mais queremos dedicar esta vitória ao Defendi. Entramos bem no jogo, marcamos cedo, mas o primeiro golo não nos fez muito bem. A partir daí não conseguimos nos libertar da pressão do adversário. Abdicamos um pouco da nossa forma de jogar, mas também fomos um pouco obrigados a isso. Felizmente marcamos o segundo golo e acalmamos um bocadinho.

Na segunda parte, tivemos mais dificuldades em jogar em terrenos que nos permitia circular e descansar com bola e obrigar o adversário a correr. Isso não aconteceu e ficamos sujeitos a sofrer um golo. Foi isso que aconteceu. Ainda assim, a equipa deu uma resposta madura e segura e conseguimos por fazer o 3-1, matando o jogo. Não foi das nossas melhores exibições.

[boa exibição de Rúben Lameiras] O Rúben Lameiras é um jogador com grande potencial e de qualidade. Atua numa zona do terreno onde há muita concorrência no nosso plantel, o que torna um desafio para todos eles. Tem dado boa resposta e apesar de ser um jogador de ataque, também tem desempenhado um papel importante em termos defensivos.

Os números são importantes e gostamos de vencer. No nosso balneário não se fala na Europa, fala-se em vencer o próximo jogo. Já falamos nisso no balneário, no próximo adversário. Temos ambição dentro do balneário, mas não olhamos para a classificação. Reiniciamos o campeonato de forma positiva, mas o nosso foco está o próximo jogo.»

Veja aqui os melhores momentos do jogo desta noite: