A Câmara de Braga vai dar um apoio logístico, avaliado em 40 mil euros, à série televisiva Vento Norte, que será filmada na cidade e passada na RTP em horário nobre, em 2021. O apoio municipal consubstancia-se em despesas de alojamento, daquele valor, na Pousada da Juventude de Braga.
O vereador com o pelouro do Turismo, Altino Bessa disse que este suporte se justifica plenamente, quer pelo interesse histórico da série, – cuja trama se desenrola entre 1910 e 1926 – quer pelo relevo que vai dar à cidade e ao seu património: “o Município já havia apoiado a realização do filme Conselhos da Noite, cuja estreia este marcada para março no Theatro Circo, e dá agora apoio a esta série”, salientou, frisando que as filmagens são boas para a cultura local, já que envolvem atores da cidade e para a sua economia.
O Museu dos Biscainhos, em particular e o centro histórico de Braga, serão o cenário principal da nova série televisiva “Vento Norte”, cujas filmagens arrancam a 13 de julho, prolongando-se por três meses. As filmagens irão também decorrer no Mosteiro de Tibães, nos arredores do concelho.
Sendo uma ideia original de João Lacerda Matos, Almeno Gonçalves – este ator, nado e criado em Braga – e João Cayatte, Vento Norte é uma série de época, contando na sua primeira temporada com 10 episódios de 45 minutos.
Conta a história de uma família aristocrata do Minho, em paralelo com a história dos seus criados, nos anos que se seguem à I Grande Guerra e que antecipam e originam o Golpe Militar de 28 de maio de 1926, liderado por Gomes da Costa, que institui a Ditadura Militar, mais tarde Estado Novo.
O elenco da série é constituído por 66 atores, 20 dos quais oriundos de Braga.
Conta com nomes como Almeno Gonçalves, Natália Luiza, Adriano Luz, António Melo, Joaquim Nicolau, Fernanda Lapa e Ruben Rios, este último da Galiza, Espanha.
Almeno Gonçalves. Foto: DR
Vento Norte inclui também “pequenas presenças” de personagens que ajudaram a moldar a cultura portuguesa do século XX, como Amadeu Sousa Cardoso, Fernando Pessoa ou José Almada Negreiros
Figuras históricas como Salazar ou Maria Adelaide Cunha também partilham as suas histórias na série.
Os direitos de distribuição estão assegurados pela RTP, que irá transmitir Vento Norte em 2021, existindo já pré-acordos de exibição em França, Luxemburgo, Angola, Moçambique, Canadá e Estados Unidos da América.