O aumento de infecções na região da capital fez com que fossem aplicadas restrições específicas na Área Metropolitana de Lisboa, que entram em vigor esta terça-feira. Desde o início da pandemia foram registados mais de nove milhões de infectados por todo o mundo.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que o próximo ano lectivo começará entre os dias 14 e 17 de Setembro, considerando que esse calendário dará tempo de preparação à comunidade educativa.

“Estamos a trabalhar para que, em Setembro, esse ensino presencial possa ser possível e perene”, disse, acrescentando que, o objectivo é que,” efectivamente, consigamos condições já a partir do próximo ano lectivo, que queremos que aconteça na semana entre 14 e 17 de Setembro, para que as comunidades educativas tenham tempo para se preparar”.

O ministro lembrou ainda que a segunda fase de exames vai acontecer, atipicamente, na primeira semana de Setembro e que é preciso dar tempo para que as escolas se preparem.

Tiago Brandão Rodrigues disse ainda que está a ser preparado um conjunto de matérias e de trabalhos com as comunidades educativas para que as primeiras cinco semanas sejam de plena recuperação e consolidação de tudo aquilo que não foi possível fazer ao longo deste ano.

O ministro garantiu ainda apoio a todos aqueles que, por alguma razão, tem mais dificuldades e anunciou apoio tutorial específico. “Já muitos alunos do segundo e terceiro ciclos usufruem, mas vamos alargar esse universo para chegar a mais alunos”, afirmou.