Campeão de inverno SC BRAGA, vence o Campeão Nacional FC PORTO e garante 3º lugar da LIGA NOS

Equipa de Artur Jorge alcançou o terceiro triunfo da temporada diante do FC Porto e alcançou o último lugar do pódio graças à derrota do Sporting na Luz.

Sporting de Braga recebeu e venceu, este sábado, o FC Porto, por 2-1, e conseguiu fechar o campeonato no terceiro lugar do pódio, graças à derrota do Sporting no dérbi lisboeta com o Benfica.

Ainda antes do apito inicial para este encontro, os bracarenses homenagearam o guarda-redes Eduardo, que este sábado colocou um ponto final da carreira de futebolista.

No que toca ao jogo jogado, os campeões nacionais entraram a todo o gás no encontro e abriram o marcador logo aos seis minutos por intermédio de Uribe. Corona cruzou na linha de fundo e na pequena área o colombiano desvia para o fundo das redes.

Na sequência do lance, Uribe, que se estreou a marcar com a camisola do FC Porto, ficou lesionado, e acabaria por ser substituído minutos mais tarde por Sérgio Oliveira.

E foi precisamente da cabeça do médio português, que recuperou de uma lesão, que saiu o segundo golo dos azuis e brancos em cima do apito para o intervalo, o qual acabaria por ser anulado.

Corona conduziu o contra-ataque, e serviu Soares que tirou um cruzamento perfeito para o cabecemento de Sérgio Oliveira. O golo acabaria por ser invalidado com recurso ao VAR por fora de jogo de Soares.

Artur Jorge não estava contente com o rendimento da equipa, e ao intervalo fez duas mexidas que transfiguraram por completo o Sporting de Braga, que entrou mais agressivo para a etapa complementar.

E foi logo a abrir o segundo tempo que a equipa da casa igualou o marcador. Na ressaca de um pontapé de livre, a bola chega ao extremo português que atirou de forte fora da área para o fundo das redes adversárias. A bola ainda desviou em Zé Luís, traindo Diogo Costa.

Os guerreiros do Minho acabariam mesmo por completar a cambalhota no marcador aos 66 minutos por Fransérgio. Depois de acertar no poste, o brasileiro concluiu a reviravolta bracarense. Paulinho dá em Trincão que serve Fransérgio. O brasileiro atirou forte e fez o segundo dos bracarenses. O remate ainda desviou em Danilo.

Momento do jogo: O golo de Fransérgio colocou o Sporting de Braga na frente do marcador, que até ao final do encontro geriu a vantagem e conseguiu alcançar o terceiro lugar do pódio.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo frente ao FC Porto (2-1), que garante o terceiro lugar aos minhotos:

[Santos da casa fazem milagres] «Não me considero santo nenhum, mas fizemos história. Sinto-me muito honrado pelo que conseguimos, tivemos a coragem e a capacidade por lutar por este lugar até ao fim e fomos premiados no final com este lugar histórico, em que vamos lá colocar o nosso nome, satisfeitos pela forma como o conseguimos».

[O que mudou da primeira para a segunda parte, resultado na Luz?] «Não teve nada a ver, disse-o na antevisão, tínhamos o foco de olhar para nós próprios. Soube o resultado que estava a acontecer quando ouvi os gritos nos camarotes no segundo golo. Tivemos uma primeira parte menos conseguida, tentámos corrigir aspetos táticos, mas sobretudo apelar mais a que fossemos nós próprios. Fomos para uma segunda parte bem melhor em termos do que queríamos e fomos bem melhores».

[Amorim foi para um clube que ficou atrás na classificação] «Não vejo como um duelo. Sou amigo de todos os treinadores que passaram cá antes de mim, do Ruben porque trabalhamos em cima da formação, e tenho respeito por eles. Fomos sempre muito sérios e acreditámos até ao fim. Em 15 pontos fizemos dez, recuperámos cinco pontos para poder estar aqui a festejar e a falar de um Braga no pódio, a somar à Taça da Liga e ao que fizemos na Liga Europa, acrescentando agora este terceiro lugar».

[Futuro] «Não sei. Ainda não tive a conversa que sei que vou ter com o presidente. Uma coisa tenho a certeza que mudou, para mim pessoalmente, o facto de estar neste patamar e ter mostrado competência, mas também terá mudado a opinião das pessoas. Sem arrogância. Foi um trabalho bem conseguido, tenho de ficar satisfeito juntamente com os meus colaboradores».

Micael Sequeira, treinador adjunto do Sporting de Braga, em declarações na flash interview da Sport TV1, após a vitória frente ao FC Porto que contribuiu, face à conjugação de resultados, alcançar o 3.ª lugar.

«Em primeiro lugar, quero felicitar o FC Porto pela conquista do campeonato. Foi um grande jogo, principalmente a segunda parte em que tivemos uma reação tremenda, uma entrega fantástica, fizemos tudo aquilo que foi necessário para dar a volta. Os jogadores mostraram o porquê de acreditarmos sempre neles.»

«Foi um grupo que se conseguiu sempre readaptar às circunstâncias diferentes e, por isso, são os grandes responsáveis pela conquista da Taça da Liga, pelo terceiro lugar e pela Liga Europa. Foi importante, mas foi tudo muito bem preparado pela administração, pelo presidente que deu sempre as melhores condições. Acredito que o melhor está para chegar.»

[Vai falar com Rúben Amorim?]: «Estamos felizes pela conquista. Não estávamos concentrados no outro jogo. Resta-nos dar os parabéns a toda a gente que trabalha neste clube para o ano estarmos aqui a dar mais alegrias.»

Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (2-1) frente ao Sp. Braga:

«Começámos muito bem o jogo, fizemos uma primeira parte muito boa, com muita agressividade, a exemplo que temos feito nos últimos jogos. Um golo só marcado ao intervalo era pouco. Na segunda parte tínhamos o intuito de não baixar a intensidade, o Braga não rematou na primeira parte, e no primeiro remate enquadrado faz golo num lance em que estava o Diaz estava no chão. Com as substituições que fui fazendo fui piorando a equipa e sofremos o segundo golo numa segunda bola, mas que acaba por ser merecido para o Braga num período menos bom nosso».

[Foi piorando o jogo em que aspetos?] «A estratégia estava bem definida sobre a forma como condicionar o Braga, que era importante depois no processo ofensivo. Com o decorrer do jogo e por força das situações tive de mudar. Não peço aos jogadores que entrem para marcar golos fantásticos, mas peço sim para estarem estrategicamente preparados. Estive mal em algumas substituições que fiz, agora ao fim do jogo teria optado por outras situações».

Veja aqui o resumo do ultimo jogo da jornada 34