Portugal ficou pela prata. A seleção nacional foi derrotada na final do Euro 2018 pela Espanha, num jogo de tremenda ineficácia lusitana que terminou com uma vitória espanhola por 6×3.

No jogo decisivo, Portugal cometeu alguns erros que já tinham sido visíveis em partidas anteriores, mas que perante uma seleção poderosa como a da Espanha foram mais notórios e prejudiciais para a equipa de Luís Sénica, que teve muita falta de eficácia na partida, ao contrário do que aconteceu com a Espanha.

Portugal ainda começou a vencer, com um golo de Gonçalo Alves aos três minutos, mas Jordi Adroher deu início à reviravolta espanhola, aos seis minutos, quando empatou o jogo. Ferran Font colocou a Espanha em vantagem aos oito e Edu Lamas aumentou, aos 22′. A seleção portuguesa foi então para intervalo a perder por 3-1.

A segunda parte não começou da melhor maneira para a equipa liderada por Luis Sénica, com um golo de Ignacio Alabart, aos 33 minutos, e de Pau Bargallo aos 35. João Rodrigues ainda conseguiu reduzir para Portugal, marcando o segundo golo aos 38′, mas Ferran Font voltou a aumentar para Espanha, aos 42 minutos.

Já no final, João Rodrigues ainda marcou o terceiro para Portugal (49 minutos), fixando assim o resultado.

A seleção lusa continua a comandar o ranking da prova, com 21 títulos, mas não vence fora de Portugal desde o triunfo na edição de 1996, na cidade italiana de Salsomaggiore.

Itália conquista o bronze

Depois de ser eliminada por Portugal, a Itália fica com o prémio de consolação ao terminar o Euro 2018 na terceira posição, depois de vencer a França por 2×5.

As duas seleções tinham feito percursos semelhantes até esta fase. Apenas uma derrota na fase de grupos e uma na fase decisiva, sempre com as equipas que vão estar na final do Europeu, Portugal e Espanha.

Na primeira parte do encontro o equilíbrio não podia ser mais evidente. Muitas faltas para ambas as partes e nenhum golo, apesar de a França ter desperdiçado uma grande penalidade logo nos primeiros segundos de jogo.

A segunda parte começou da mesma forma e o primeiro golo do jogo surgiu apenas a 16 minutos do final. Domenino Illuzzi marcou para a Itália, que aos poucos foi ficando por cima da partida e chegou mesmo a estar a vencer por 0x4 – marcaram Banini e Illuzzi.

A seis minutos do fim, a França ainda procurou recuperar e chegou ao 2×4 graças a dois golos de penálti, convertidos por Benedetto. A Itália sentenciou o encontro no último segundo de jogo, por Alessandro Verona.

Num jogo para tirar teimas entre o poderio das duas formações, a Itália levou a melhor e terminou o Europeu no terceiro posto, depois de ter sido vice-campeã europeia em 2016.