Vem aí a depressão “Justine”, que deverá afetar sobretudo o Arquipélago dos Açores, mas o sistema frontal a ela associada vai atingir Portugal Continental na próxima sexta-feira e o mau tempo deverá prolongar-se durante o sábado, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota do Instituto Português do Mar e da Atmosfera enviada a O MINHO, a depressão estará centrada a a cerca de 250 quilómetros a noroeste da ilha do Corvo, nos Açores, ao longo de uma trajetória que percorre o Atlântico em direção ao golfo da Biscaia.

O IPMA esclarece que a depressão não deverá afetar diretamente o continente, mas o sistema frontal a ela associado deverá provocar um agravamento do estado do tempo na sexta-feira e no sábado (29 e 30 de janeiro).

De acordo com o IPMA, prevê-se que a partir da tarde de sexta-feira, o vento aumente gradualmente de intensidade, tornando-se moderado a forte de sudoeste a partir da tarde, com rajadas até 70 km/h no litoral Norte e Centro, sendo até 90 km/h nas terras altas, rodando para oeste e diminuindo gradualmente de intensidade no sábado.

A norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, os períodos de chuva também deverão aumentar de intensidade e frequência a partir da tarde do dia 29, estendendo-se gradualmente a todo o território, com queda de neve acima de 1.200 metros de altitude durante a madrugada e início da manhã de sábado, pelo que deverá nevar nos pontos mais altos do Parque Nacional Peneda-Gerês.

A costa ocidental deverá ser atingida por ondas de oeste até 4 metros de altura significativa, que a partir da madrugada de sábado passam a noroeste e aumentam gradualmente até aos 7 metros de altura significativa.

O próximo comunicado sobre a depressão Justine será emitido esta quarta-feira, 27 de janeiro, pelas 17:30.Tendo em conta o agravamento da situação meteorológica no continente, o IPMA recomenda o acompanhamento da previsão e dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias, consultando o site oficial (ver aqui).