O presidente do Conselho de Reitores aplaude o plano do Governo de recurso a pousadas e hostels para o alojamento de estudantes universitários.É uma alternativa às tradicionais residências, que vão ter menos capacidade, devido à necessidade de distanciamento em altura de pandemia. Em declarações à Antena 1, Fontainhas Fernandes considera que a intenção é boa, mas podem existir outras soluções para este desafio.

O presidente do Conselho de Reitores diz que as instituições de Ensino Superior estão a preparar-se há bastante tempo para esta situação. E foi devido ao trabalho que fizeram e aos fundos de emergência que adiantaram que não houve praticamente abandono escolar por razões económicas.

Fontainhas Fernandes lembra que as universidades estão a ter uma perda drástica de receitas ao nível da ação social como o alojamento, mas também ao nível alimentar, devido ao facto das aulas presenciais terem sido reduzidas ao mínimo desde março.

Quanto ao alojamento em hostels e pousadas, também o presidente da Federação Académica do Porto vê com bons olhos este plano do Executivo.

Marcos Teixeira diz que é preciso ver como se concretiza na prática esta medida.