A Obra de Arte, surgiu numa parceria entre o Município de Braga e a Hoopers.

O polidesportivo de São José (Enguardas), em Braga, foi alvo de uma intervenção de arte urbana realizada pelo artista Contra, tornando-se assim no maior campo de basquetebol de rua da Europa. Esta é uma iniciativa promovida pelo Município de Braga e a Hoopers.

O artista Contra agarrou nesta tela com cerca de 1000 metros quadrados e transformou-a no maior campo icónico de Basquetebol da Europa. O espaço conta com o primeiro campo exclusivo de 3×3 em Portugal, com medidas oficiais e preparado para receber competições da FIBA, entre outras utilizações possíveis nas sete tabelas do campo.  O recinto estará ao aberto ao público e a sua utilização será totalmente gratuita.

O projeto foi apadrinhado desde o primeiro dia por Sameiro Araújo, Vice-Presidente do Município de Braga: “Percebemos de imediato o enorme potencial do projeto na transformação desportiva, social e cultural daquele espaço e região. Este projeto vai permitir também devolver a prática do Basquetebol aos Leões das Enguardas – um dos históricos desta modalidade na região – mas também fomentar a prática informal dos jovens e a dinamização do local por parte dos outros clubes da região”.

Os trabalhos de intervenção arrancaram no dia 10 de julho e chamaram de imediato à atenção das crianças, jovens e adultos que se reuniam às janelas e nas imediações do campo, para apoiar e ajudar na concretização desta iniciativa. “O envolvimento da comunidade é um dos aspectos fundamentais neste tipo de intervenções. A forma como as pessoas acolheram os artistas mostra que esta é uma comunidade especial e que este projeto vai dar mais vida ao bairro. Na Hoopers queremos dinamizar comunidades e trazer o basquetebol para a rua”, explica André Costa, fundador da Hoopers.

Além do Município de Braga e da Hoopers, este projeto de intervenção contou com apoio da Robbialac, daRepertintas, da Sports Partner e do IPDJ. O espaço será inaugurado oficialmente no dia 10 de Setembro, altura em que também será aberto ao público e à comunidade.