Vila Verde também tem um baloiço gigante que dá para ver o Gerês e o mar

O monte do Oural, em Vila Verde, já tem um baloiço gigante para usufruto da população e dos turistas. O anúncio foi feito pelo presidente da União de Freguesias do Vade, Carlos Cação, e o equipamento abre ao público a partir deste sábado.

Situado no topo do Oural, monte que rasga várias freguesias do Norte do concelho, o baloiço está situado a 700 metros de altura e permite uma vista panorâmica sobre o concelho de Vila Verde mas também sobre a serra do Gerês e até do Oceano Atlântico.

Em comunicado, o autarca explica que este equipamento é uma mais valia para atrair turistas para a região, aproveitando também para promover um espaço arqueológico (mamoa) situado naquele local, na freguesia de Codeceda.

Contactado a propósito, Carlos Cação recomenda prudência no acesso ao baloiço, por se tratar de um local não pavimentado.

“As primeiras indicações surgem na rotunda da Portela do Vade (EN 101, sentido Vila Verde-Ponte da Barca), depois o acesso dá-se através do cruzamento da igreja de Codeceda”, explica, indicando que, a partir da igreja, há uma estrada de terra batida, ao longo de um quilómetro, onde “dá para passar carros mas aqueles muito rebaixados podem ter problemas”.

A instalação foi coordenada pela junta de freguesia com apoio de jovens das localidades agregadas (Codeceda, Penascais, Valões, Atães e Covas) com o ‘teste inicial’ a ser feito por utentes do Centro Social de Covas.

De acordo com o autarca, há postos de higienização de mãos no local, sendo aconselhada a utilização de máscara e o cumprimento do distanciamento social.