IPCA passa a Fundação

Conselho de Ministros aprovou hoje o regime do IPCA.

O Conselho de Ministros na reunião realizada hoje aprovou a transformação do regime legal do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) numa fundação pública com regime de direito privado. Estatutos também já estão aprovados.

Segundo  Diário do Minho, o IPCA torna-se primeira instituição do sistema politécnico a quem foi atribuído o regime fundacional, seguindo o modelo de fundação pública adotado pelas Universidade de Aveiro e do Porto e, mais recentemente, pela Universidade do Minho e pela Universidade Nova.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, refere que «é um dia histórico» e «um grande desafio para o futuro do IPCA».

«Também uma oportunidade única de adequar o modelo de governação às necessidades de gestão. Esta decisão vai de encontro às mais recentes recomendações da OCDE que defendem que este é o modelo que melhor se adequa à gestão das instituições de ensino superior, aumentando a sua autonomia e aproximando-as às empresas e à comunidade», disse, acrescentando que «é também um dia muito importante para o sistema politécnico pois abre caminho a que outros politécnicos possam adotar este regime fundacional».