Baloiço gigante em Cerveira com vista para o rio Minho é um sucesso

Com vistas soberbas sobre o rio Minho, instalado no Miradouro do Cervo, em Vila Nova de Cerveira, o baloiço gigante inaugurado no dia 2 de julho está a ser um autêntico sucesso.

“Ao fim de semana são filas enormes, são mais espanhóis”, realça a O MINHO Constantino Costa, presidente da União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, responsável pela construção.

O baloiço paisagístico foi intitulado “CerLove”, por estar situado na União de Freguesias de Cerveira e Lovelhe, e permitir o duplo sentido em inglês de “Cerveira amor”.

Além do baloiço, que é a mais nova atração do local, a envolvente do miradouro tem ainda o Monumento do Cervo, obra de José Rodrigues, ali instalada em 1985, o Penedo dos Ninhos e a capela da Senhora da Encarnação, com um parque de merendas.

Ou seja, há um conjunto de motivos que valem a pena a deslocação, sendo que há também um parque de estacionamento disponível.

A estrutura tem “à volta de sete metros de altura” e apresenta como novidade dois baloiços, podendo, assim, proporcionar um cenário romântico.

Em conversa com O MINHO, o autarca conta que a ideia partiu do seu filho, Raul Costa, treinador de futebol no Qatar: “Pesquisando na internet, viu que havia outros baloiços no país. Veio de férias, aqui há uns meses, e disse-me: nós temos aqui vistas superiores a todas as dos baloiços que já existem”.

Constantino Costa ficou convencido: “Temos aqui sítios deslumbrantes para os quais estamos habituados a olhar todos os dias e, por isso, não damos o valor. Mas este sítio [onde foi instalado o CerLove] apanha a vila toda, apanha a paisagem mais bonita, que é a do rio, quando está o céu limpinho até se vê os navios no mar”.

Falou com o restante executivo da Junta que logo abraçou o projeto.

O investimento foi “muito barato” – “mil euros talvez” -, sendo que a mão de obra foi de funcionários da Junta e da Câmara, que também forneceu apoio logístico.

E, assim, com um investimento baixo, está a ser dinamizado e valorizado aquele território.

Do outro lado da fronteira, em Vigo, um artigo na comunicação social apelida-o de “melhor baloiço do mundo”.

“Se nunca lá esteve , será surpreendido por uma estrada sinuosa com belas vistas. Uma vez no topo, encontrará uma encruzilhada onde o ponto de vista está sinalizado. Antes disso, recomendamos que visite o Lago do Cervo. Fica apenas a 200 metros e é um local muito agradável para tirar algumas fotos. Tomando o caminho de volta ao cervo, a estrada o levará ao estacionamento e, a partir daí, ficará surpreso com a enorme construção que eles fizeram para esses dois baloiços”, escreve o portal Vigoenfamília.

Estes baloiços paisagísticos têm feito furor por todo mundo. Portugal e o Minho não fogem à regra.

Dias depois do baloiço de Cerveira, foi inaugurado outro, no alto do Mezio, em Arcos de Valdevez, com vista panorâmica para o Parque Nacional da Peneda-Gerês.