Foi aprovada em Conselho de Ministros a aplicação de taxas de IVA diferenciadas em função de escalões de consumo na eletricidade. A medida abrange cerca de 5,2 milhões de contratos (86% dos clientes da baixa tensão).

Governo aprovou, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, 

“A concretização da medida é feita em termos ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente com um impacto controlado. Assim, a aplicação das taxas de IVA nestes termos constitui uma inovação no sistema do IVA ao nível comunitário, justificada em função da concretização de objetivos incluídos no Pacto Verde Europeu, respeitando o princípio da neutralidade constante das regras do IVA, na aceção da não distorção da concorrência”, pode ler-se no comunicado do Conselho de Ministros. 

“A redução do IVA da eletricidade para 13% aplica-se a todas as famílias até ao consumo de 100kWh por mês”, disse o ministro das Finanças, João Leão. “A poupança anual estimada, em média, para as famílias não numerosas é de 18 euros e para as famílias numerosas é de 27 euros”, acrescentou. 

De acordo com o Governo, a medida abrange cerca de 5,2 milhões de contratos (86% dos clientes da baixa tensão). Além disso, “complementa a medida tomada no Orçamento do Estado para 2019 de redução da taxa de IVA para 6% na componente fixa das tarifas de acesso às redes nos fornecimentos de eletricidade correspondentes a uma potência contratada que não ultrapasse 3,45 kVA”, pode ler-se. 

O Comité do IVA da Comissão Europeia não manifestou oposição à mudança solicitada pelo Governo português para adequar esta taxa na fatura da luz ao escalão do consumo, podendo avançar com a medida, informaram fontes comunitárias.