A concelhia de Braga das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos arrancou esta semana com a iniciativa Conversas para a Igualdade.  Com esta iniciativa “pretendemos dar visibilidade ao percurso de algumas mulheres do nosso concelho que, fruto da sua atividade profissional ou intervenção cívica, se distinguem no seio da nossa comunidade” – explica Liliana Pereira, responsável concelhia das mulheres socialistas.

A primeira conversa teve como protagonista Fátima Soeiro, atual Coordenadora Regional da Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro. No âmbito do mês de outubro e da comemoração do mês Internacional da Prevenção do Cancro de Mama, revelou o impacto que a pandemia por Covid – 19 teve em termos de rastreio e diagnóstico precoce não só destas doentes, mas de todos os doentes oncológicos.

Durante a conversa, Fátima Soeiro relembrou ainda alguns dos momentos mais duros e das dificuldades que enfrentou durante os 8 anos em que presidiu à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga. No âmbito do trabalho que desenvolveu na CPCJ e da defesa dos direitos das crianças, criou o projeto “Famílias de Afeto” que culminou na criação da Associação Nacional das Famílias de Afeto das Crianças Institucionalizadas.

Por último foi abordada a questão da igualdade de género e o papel diferenciador que a mulher pode ter na sociedade.

 “Fátima Soeiro tem um percurso que nos deve inspirar a todas e é o exemplo claro da diferença que cada um pode ter na comunidade onde está inserido”, rematou Liliana Pereira