António Cunha toma posse após eleição para a presidência da CCDR-N

António Cunha, eleito novo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, vai tomar posse, numa cerimónia que será presidida pelo Primeiro-Ministro, marcada para a cidade de Coimbra. 

Na sessão, António Costa dará posse aos presidentes das cinco comissões de coordenação e desenvolvimento regional, depois das primeiras eleições para o cargo.

O antigo reitor da Universidade do Minho, de 59 anos, foi eleito presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. A candidatura única foi votada por um colégio da região constituído pelos presidentes das câmaras e assembleias municipais, pelos vereadores e pelos deputados municipais, incluindo presidentes das juntas de freguesia.

Licenciado em Engenharia de Produção e doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros pela UMinho, onde é professor catedrático do Departamento de Engenharia de Polímeros e investigador do Instituto de Polímeros e Compósitos, António M. Cunha foi cofundador e Administrador do PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, Presidente da Escola de Engenharia, Reitor da UMinho (2009-17) e ainda Presidente do CRUP – Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (2014-17).


Entre outras funções, até agora assumia a presidência do DTx – Laboratório Colaborativo em Transformação Digital e era responsável pela liderança do Gabinete de Crise para a Transição Económica, estrutura criada pelo Município de Guimarães para o desenvolvimento de um Plano de Acção com um conjunto de iniciativas integradas, destinadas a mitigar os efeitos negativos no tecido económico-produtivo e a subsequente recessão económica resultante da crise sanitária provocada pela COVID19.