Cafés e restaurantes de Guimarães manifestam-se em frente à Câmara

Numa iniciativa promovida pela Associação Vimaranense de Hotelaria, esta quarta-feira,  a restauração procurou chamar a atenção, particularmente do executivo camarário, para as dificuldades que o setor enfrenta.

Representantes de cerca de 70 estabelecimentos de restauração e hotelaria manifestaram-se junto ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães. A iniciativa promovida pela Associação Vimaranense de Hotelaria protestou “contra a falta de apoios do Município e ainda “contra as mais recentes decisões tomadas no contexto de gestão da actual situação pandémica e que afectam drasticamente a subsistência” dos empresários daqueles sectores.

No Largo Cónego José Maria Gomes os manifestantes colocaram cadeiras com indicação de cerca de 260 trabalhadores que estão com os seus postos de trabalho em risco devido à pandemia que afecta a hotelaria e restauração de Guimarães.
Num contexto de grandes dificuldades em que vivem muitos empresários com um cenário de insolvência no horizonte, a Associação reclama medidas de apoio, nomeadamente isenção de taxas e manutenção do alargamento das esplanadas no próximo ano e lamenta que o Município não tenha aprovado uma proposta para aumento da área de serviço exterior com a colocação de uma estrutra em acrílico.

O Presidente da Câmara prometeu analisar as reivindicações dos manifestantes, considerando haver margem para estudar apoios aos empresários da hotelaria e restauração.
Domingos Bragança considera que em tempo de pandemia a Câmara promete um olhar excepcional para uma situação excepcional como a que vivemos.

O Presidente da Câmara prometeu reunir com a Associação Vimaranense de Hotelaria após a análise do manifesto entregue durante a manifestação desta quarta-feira.