O futebol está de luto com o falecimento de Jacques Pereira, 65 anos, antigo avançado que representou o F. C. Porto nos anos 80, tendo conquistado um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça, ao serviço dos dragões.

Em 1981/82 foi o melhor marcador do campeonato, com 27 golos. Jacques terá sofrido uma paragem cardiorrespiratória, falecendo em casa, em Vila Real de Santo António. Uma equipa do INEM que se deslocou ao local ainda tentou a reanimação, sem êxito.

Formado no Lusitano de Vila Real de Santo António, Jaques, que era apelidado de rato de área, defendeu ainda as cores de clubes como o Covilhã, Sporting de Braga, Famalicão e Farense.

Jacques viveu os anos de auge na carreira entre o final da década de 70 e o início da década de 80, com a chegada à seleção nacional e vários títulos nacionais. Em 1981, foi o grande responsável por dar a primeira edição da Supertaça Cândido de Oliveira ao FC Porto, com um hat-trick na vitória por 4-1 ante o Benfica, que virou a eliminatória após uma derrota por 2-0 na Luz.

Venceu uma I Liga, a extinta II Divisão (atual II Liga), uma Taça de Portugal e duas Supertaças ao longo da carreira. Por uma ocasião, foi o melhor marcador do campeonato.

Representou o SC Braga nas épocas 79/80, 80/81, 85/86, 86/87. Fez um total de 88 jogos, com 25 golos apontados.

Depois da carreira como jogador, ligou-se à hotelaria, ramo no qual passou a parte final da sua vida, no Algarve. Nos últimos anos, trabalhou num restaurante.