Vitória vence do Estoril e aproxima-se 5º lugar

04/02/2022 Estoril - A equipa do Vitoria SC defrontou esta noite o Estoril Praia no Estádio Coimbra da Mota, em jogo da 19ª jornada da Liga Portugal.

Vitória de Guimarães igualou hoje o Casa Pia na classificação da I Liga de futebol, ao vencer por 1-0 na visita ao Estoril Praia, em encontro da 19.ª jornada.

O golo solitário de Safira, logo aos 11 minutos, foi suficiente para os vimaranenses, que tinham vencido apenas um jogo nos últimos cinco, conquistarem a terceira vitória como visitantes no campeonato, no qual são sextos classificados, com os mesmos 30 pontos do quinto, o Casa Pia.

Uma arrancada de Safira, ainda na primeira parte, garantiu este sábado o triunfo ao Vitória de Guimarães e ao mesmo tempo prolongou a má fase que o Estoril Praia atravessa na I Liga.

O golo de Safira revelou-se determinante para o desfecho deste encontro, da 19.ª jornada da I Liga, e entre emblemas em momentos distintos, dado que o panorama era claramente negativo para o Estoril Praia, que desde o dia 14 de outubro, data na qual derrotou o Amora na terceira eliminatória da Taça de Portugal, apenas conseguiu vencer um jogo, frente ao Casa Pia, para o campeonato, a 16 de janeiro.

O Vitória de Guimarães entrou, por isso, mais confiante, fruto também da sua melhor condição na tabela classificativa – entrava em campo como sexto colocado, enquanto o Estoril Praia era 14.º – e conseguiu ser mais afirmativo no período inicial, chegando ao golo aos 11 minutos, através de um passe em profundidade tirado por Afonso Freitas ainda a partir do seu meio-campo.

O passe do ala esquerdo vitoriano lançou em velocidade Safira, que, perante uma hesitação de Bernardo Vital, se enquadrou com a baliza e apontou o 0-1.

A equipa local conseguiu sacudir a pressão a partir dos 20 minutos e dispôs de uma muito boa ocasião para finalizar, mas Cassiano não conseguiu vencer a oposição de Bruno Varela, que conseguiu defender ‘à queima-roupa’ o desvio do ponta-de-lança estorilista, aos 22.

Apesar de ser o Estoril Praia, a equipa que se encontrava em situação de desvantagem, a apresentar uma maior percentagem de posse de bola, até ao intervalo, o golo esteve mais próximo para o conjunto visitante, aos 36 minutos, quando André Silva atirou na pequena área para uma excelente defesa de Dani Figueira para canto.

No segundo tempo, a iniciativa pertenceu praticamente por inteiro à equipa da casa, que operou alterações de forma a incutir maior poderio ao seu ataque, mas não conseguiu criar situações de real apuro para Bruno Varela, apesar dos esforços da parte dos ‘canarinhos’ no sentido de o fazer, nomeadamente no período final.

O Estoril Praia não conseguiu, assim, evitar novo desaire, mantendo a 14.ª posição na tabela com 19 pontos. Ainda assim, a equipa da Linha de Cascais dispõe de uma oportunidade para fazer face ao mau momento ao cumprir na quinta-feira, pelas 18:00 horas, a partida em atraso da 14.ª jornada, na qual receberá o Boavista no Estádio António Coimbra da Mota.

Com mais motivos para sorrir, o Vitória de Guimarães somou a segunda vitória consecutiva na I Liga de futebol e tirou proveito da derrota do Casa Pia frente ao Benfica para alcançar o conjunto lisboeta no quinto posto, com 30 pontos conquistados, regressando à competição dentro de uma semana, pela 20.ª jornada, para receber o Portimonense no próximo sábado, pelas 20:30 horas.

Moreno dedica vitória à mãe:

Moreno Teixeira, treinador do Vitória de Guimarães, estava naturalmente satisfeito pelo triunfo obtido sobre o Estoril, na Amoreira, por 1-0, e fez questão de deixar uma dedicatória especial.

«A vida de treinador não é fácil, tem um desgaste muito grande, tivemos dois meses difíceis, sem ganhar, e hoje queria muito dedicar a vitória, a uma pessoa muito especial. A minha mãe faz anos, não me iria perdoar se não lhe dedicasse a vitória, sei que com ela posso contar sempre», afirmou o técnico dos conquistadores.

Quanto ao jogo, Moreno Teixeira deixou a sua análise: «Não acho que a segunda parte tenha sido melhor que a primeira. Era preciso equilíbrio com bola, a equipa entendeu isso e fez o golo dessa forma. O outro momento, sem bola, foi o que tem sido até agora, e penso que não termos sofrido golos tem a ver muito com o acumular do trabalho. A tendência é para melhorar. Foi uma vitória justa e fomos mais equipa do que o Estoril, uma equipa muita boa e que soube bloquear-nos em alguns momentos. Ganhámos três pontos, temos 30. Sinto que esta vitoria tem um grande impacto se tiver continuidade no sábado com o Portimonense, mas tem de ser desfrutada. Tem de haver sempre um foco naquilo que é o mais importante.»

Sobre o facto de o Vitória ter voltado a não sofrer golos volvidos quatro jogos oficiais, o treinador dos minhotos destacou: «Foi muito importante, é outro registo competitivo deste jogo, mas o importante foi termos conquistado os pontos. É importante nesta fase da época. A nossa qualidade de jogo tem melhorado. A nossa equipa tem qualidade, mas o futebol não é uma ciência exata, tem outro lado. Continuamos a ser uma equipa humilde, que se bate com qualquer equipa do campeonato. No entanto, a partir de segunda-feira, foco total no Portimonense.»

Relativamente ao 6.º lugar, em igualdade pontual com o Casa Pia (5.º), Moreno Teixeira declarou: «O nosso compromisso é fazer melhor do que fizemos na primeira volta. Tivemos duas vitórias em dois jogos, tal como na primeira volta. Agora, queremos ganhar ao Portimonense e até ao final da época temos de ser competitivos.»

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Estoril Praia – Vitória de Guimarães, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Alisson Safira, 11 minutos.

Equipas:

– Estoril Praia: Dani Figueira, Shaquil Delos (Tiago Santos, 70), Pedro Álvaro, Bernardo Vital, Joãozinho, João Gamboa (Mor Ndiaye, 77), Francisco Geraldes, João Carvalho (João Carlos, 77), Tiago Gouveia (James Léa-Siliki, 77), Rodrigo Martins (Rafik Guitane, 62) e Cassiano Dias.

(Suplentes: Pedro Silva, Mor Ndiaye, Rafik Guitane, Edson Mexer, João Carlos, Tiago Santos, Tiago Araújo, Mabrouk Rouai e James Léa-Siliki).

Treinador: Nélson Veríssimo.

– Vitória de Guimarães: Bruno Varela, André Amaro, Ibrahima Bamba, Mikel Villanueva, Miguel Maga, Dani Silva, Tiago Silva, Afonso Freitas, Jota Silva (Matheus Índio, 90), André Silva (Rúben Lameiras, 74) e Alisson Safira (Anderson Oliveira, 64).

(Suplentes: Rafa Oliveira, Rúben Lameiras, Nélson da Luz, Matheus Índio, Ryoya.Ogawa, Anderson Oliveira, Bruno Gaspar, Mamadou Tounkara e Michael Johnstone)

Treinador: Moreno.

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Shaquil Delos (59) e André Amaro (76)

Assistência: cerca de 2.000 espetadores.