Os hipermercados e os centros comerciais também estão abrangidos pela medida do Governo de encerramento de todos os estabelecimentos comerciais às 13:00 horas de sábado e até às 08:00 de domingo, e das 13:00 de domingo até às 08:00 de segunda, disse hoje o primeiro-ministro.

António Costa, falava no final da reunião de Conselho de Ministros que decretou a inclusão de mais 77 concelhos na lista de risco, entre os quais Vieira do Minho e Arcos de Valdevez, subindo assim para 20 os concelhos minhotos abrangidos pelas restrições motivadas pelo avança da pandemia de covid-19.

“A regra é tudo fechado”, disse o chefe do Governo em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

Os restaurantes só podem funcionar a partir das 13:00 para entrega ao domicílio, disse o primeiro-ministro.

António Costa anunciou ainda que haverá um apoio de 20% da perda de receitas dos restaurantes nos dois fins de semana face à média dos 44 fins de semana anteriores (de janeiro a outubro 2020).

Fora da obrigatoriedade de fechar a partir das 13:00 e de abrir a apenas a partir das 08:00 estão as farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados e as bombas de gasolina.