Arrancou segunda fase da requalificação da Variante da Encosta

“Por cada árvore abatida plantamos três”, garante vereador da Câmara de Braga.

A Câmara de Braga arrancou com a segunda fase da obra de reabilitação integral da Variante da Encosta, no eixo formado pelas Avenidas D. João II, Alfredo Barros e dos Lusíadas, bem como a sua ligação até à Universidade do Minho.

O vereador do pelouro das Obras, João Rodrigues, a intervenção inicia-se na Avenida Dom João II e termina na Rua Amândio César. Pode implicar o abate de algumas árvores: “Havendo necessidade de abater, plantaremos sempre mais. Temos adotado, nas obras municipais, uma política de três por uma. Por cada árvore abatida, plantamos, no mínimo, três”, disse o autarca, negando que o total atinja 50 árvores, como foi referido num debate semanal da RUM – Rádio Universitária do Minho.

Com um investimento de três milhões de euros, financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020, o projeto, que tem um prazo de execução de um ano, “melhora a condição de circulação dos peões, com a criação de novas passadeiras, reformula o desenho das rotundas e adota medidas de acalmia de tráfego com vista à humanização do espaço público, redução da primazia do automóvel e promoção dos modos suaves de circulação”.

Dois meses em obra

A execução da segunda empreitada terá a duração de dois meses, prevendo-se trabalhos de requalificação integral dos passeios, inserção e implementação da ciclovia, criação de acessos para pessoas com mobilidade condicionada, requalificação e reforço da iluminação pública, reconfiguração da rotunda junto ao hotel B&B (em Lamaçães) e, ainda, a implementação de passadeiras sobrelevadas na Rua de Urjais, Rua Manuel Ferreira Gomes, Rua Segismundo Lima e na Avenida Dom João II.

Requalificação da Variante da Encosta. Foto: DR

No final, a Variante terá sete quilómetros de Ciclovia com ligação à UMinho, 20 mil m2 de percursos pedonais acessíveis, proteção da Ciclovia nas intersecções, redução da velocidade de circulação, 61 travessias seguras e acessíveis, reforço da Iluminação e repavimentação integral.

Visão global da cidade

João Rodrigues explicou que “a intervenção está inserida numa visão global de cidade. O projeto implantará um novo troço de ciclovia, reforçando a ligação à universidade. Mas não sem antes de, no início da intervenção e em articulação com a junta de freguesia e moradores, termos promovido intervenções para harmonizar e criar estacionamento nas zonas envolventes”.

Acrescentou que “não é apenas a ligação do percurso que vamos executar. Procuramos com esta intervenção aumentar a segurança rodoviária e pedonal, aumentar a arborização ao longo do troço e reforçar a iluminação pública, tudo numa conjugação de fatores que exponenciarão as condições de comodidade e conforto no espaço público”.

Outras vias no Plano de Atividades

No que toca ao setor das Obras, o Plano de Atividades para 2021 prevê, ainda, a “requalificação e humanização da Rua do Sardoal, da Rua de São Vítor e da Rua D. Pedro V, na freguesia de S. Vítor e das Ruas Alferes Alfredo Ferreira, Rua do Carmo e Avenida Norton de Matos, em S. Vicente. . Juntamente com a intervenção na Variante da Encosta, proceder-se-á, também, à requalificação das vias adjacentes, seja, a Avenida António Palha e a Avenida Robert Smith.

Requalificação da Variante da Encosta. Foto: DR

Serão também abertas as empreitadas do projeto “Eu já passo aqui” que terá um impacto grande junto dos principais agrupamentos escolares da área consolidada da cidade ao nível da mobilidade para todos e da segurança rodoviária, designadamente, nas seguintes localizações: Praça Conde de Agrolongo, Praça do Município, Rua Comendador Santos da Cunha, Rua Pedro Magalhães Gondavo, Rua D. Diogo de Teive, Rua dos Bombeiros Voluntários, Rua do Fujacal, Rua André́ Soares, Rua Álvaro Carneiro Praceta Fernando Pessoa, Rua 25 de Abril, Rua Marcelino Sá́ Pires, Rua do Conservatório, Rua António de Mariz, Rua Dr. António Alves Palha, Rua Luís António Correia, Rua Francisco Sousa Gomes, Rua Sá́ de Miranda, Rua de Damão, Rua Beato Miguel Carvalho, Rua da Restauração, Rua Martins Sarmento, Rua do Taxa, Travessa do Taxa, Rua Dr. Manuel Monteiro, Rua D. António Bento Martins Júnior Rua Dr. José́ Sousa Machado, Rua Conselheiro S. Januário, Rua da Fundação Calouste Gulbenkian, Rua Adelina Caravana, Rua Américo Ferreira de Carvalho Rua da Fábrica, Rua Pascoal Fernandes e Rua Cónego Avelino Jesus Costa.