Governo prepara-se para aumentar salário mínimo para 665 euros em 2021

A proposta do Executivo socialista vai ser apresentada aos parceiros sociais, na reunião desta quarta-feira da Comissão Permanente de Concertação Social, onde o primeiro-ministro, António Costa, vai marcar presença.

O Governo quer aumentar o salário mínimo nacional dos atuais 635 euros para os 665 euros no próximo ano, segundo noticia esta terça-feira o jornal “Público”. A proposta do Executivo socialista vai ser apresentada aos parceiros sociais, na reunião desta quarta-feira da Comissão Permanente de Concertação Social, onde o primeiro-ministro, António Costa, vai marcar presença.

O Executivo de António Costa já tinha expressado, ainda antes da aprovação do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), a intenção de aumentar o salário mínimo em linha com a média anual da última legislatura, ou seja, de 4,4%. Isso implicaria um aumento de 23,75 euros. Na sequência das negociações com o PCP para a viabilização do OE2021, o Governo passou a admitir um valor mais alto.

“O valor para 2021 (mais 23,75 euros face a 2020) não é um valor fechado. A atualização não está definida até porque a discussão será feita em sede de concertação social. Mesmo no atual contexto do país, o Governo tem uma grande preocupação de que seja dado um papel importante à valorização dos salários e dos rendimentos das famílias”, disse a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, no domingo anterior à viabilização do OE2021.