Conheça as 10 melhores praias portuguesas segundo a Lonely Planet

De acordo com a avaliação dos editores da prestigiada editora de guias de viagens Lonely Planet, estas são as 10 melhores praias nacionais. Saiba quais são e onde se localizam.

A partir desta segunda-feira, dia 17 de maio, Portugal levanta as restrições impostas ao desembarque de passageiros em deslocações não essenciais. Ou seja, abre as portas ao turismo internacional. Acresce que o território nacional está também no chamado corredor verde do governo britânico pelo que Portugal tem sido objeto de dezenas de artigos nos principais jornais e revistas internacionais. Agora, foi a vez da maior editora de guias de viagem do mundo, a Lonely Planet, eleger e divulgar as 10 melhores.praias portuguesas para o verão. Conheça quais são e que alojamentos pode reservar para usufruir destes areais:

Praia do Cabedelo
Viana do Castelo tem um bonito centro medieval, uma atraente frente ribeirinha e lindas praias fora da cidade. A mais importante da zona é a de Cabedelo, muito ventosa e, por isso, procurada para desportos náuticos. Com cerca de 1 km de extensão de areia clara e fina, é de fácil acessível através de uma curta viagem de barco. Mesmo na praia pode alojar-se no FeelViana Sport Hotel (Rua Brás de Abreu Soares, 222, Praia do Cabedelo. Tel. 258330330)

Dunas de São JacintoArquivo RNDSJ / Turismo Centro de Portugal

Praia de São Jacinto
A cerca de 15 minutos do centro de Aveiro, a Praia de São Jacinto tem um areal amplo e extenso, com mais de três quilómetros. Mas são as dunas e a vegetação em pleno areal, que lhe conferem maior beleza. Para quem gosta de sossego, aqui não vai encontrar muita gente, à exceção de praticantes de desportos náuticos. O Hotel das Salinas (Rua da Liberdade, 10, Aveiro. Tel. 234404190) é uma das várias opções de alojamento.

Praia da Figueira da FozTurismo Centro de Portugal

Praia da Figueira
A Praia da Figueira da Foz, no centro do país, foi das primeiras a promover o turismo, como é possível constatar nas fotografias a preto e branco que decoram restaurantes e alojamentos locais. A praia que se encontra junto à cidade é das maiores das que se encontra na mesma linha costeira e é propícia à prática de desportos náuticos. Em plena cidade encontra o Eurostars Oasis Plaza (Avenida Brasil, Figueira da Foz. Tel. 233200010)

Praia do BalealTurismo Centro de Portugal

Praia do Baleal
Esta praia é uma pequena península (outrora ilha) situada ao norte de Peniche, na região oeste, de Portugal, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de fina areia branca. De águas calmas, boa para a prática de windsurf, o Baleal ganhou esta denominação devido à pesca de baleias no passado. A dois passos do Baleal pode alojar-se no hotel MH Atlântico (Avenida Monsenhor Bastos, Peniche. Tel. 262780500)

Costa de Caparica
As praias da Costa de Caparica são, pela proximidade, as eleitas de quem está por Lisboa. São quilómetros e quilómetros de praias, com cenários diversos, das mais selvagens às mais povoadas, muitas delas com bares de praia e restaurantes. Na continuação da linha destas praias encontra o Aroeira Lisbon Hotel – Sea and Golf (Avenida Pinhal da Aroeira, 1, Herdade da Aroeira. Tel. 210514999).

praia_das_furnas

Praia das Furnas
Perto de Vila Nova de Milfontes, na margem esquerda do Rio Mira, a Praia das Furnas é uma praia fluvial, com forte influência marítima. Tem uma longa extensão de areia fina, apoiada por pequenas arribas rochosas. Cavidades escavadas na base da arriba, que se chamam localmente de furnas, dão-lhe o nome. A Herdade do Freixial (EM 532, Freixial. Tel. 283998556) é um alojamento perto de Vila Nova de Mil Fontes.

Pine Cliffs Resort

Praia da Falésia
Se há local de excelência para fazer praia na costa portuguesa, esse lugar é o Algarve. Contudo, em tantos quilómetros de areal, há recantos que conseguem ser especiais. A praia da Falésia, com 6 km de extensão, é uma delas. Certas partes da falésia têm uma bonita cor avermelhada, que contrasta com o imenso azul do mar. Com acesso direto, através de elevador e passadiço, o Pine Cliffs Resort (Pinhal do Concelho, Albufeira. Tel. 289500300) é uma excelente opção para uns dias de férias.

Benagil

Praia de Benagil
Na realidade, em Benagil, mais que a sua praia são as grutas que proporcionam uma visão extraordinária. Em Lagoa, Algarve, é ponto de atração para todos que rumam para sul em férias. No verão, as fotografias na formação rochosa enchem as redes sociais. Se quiser passar dias de férias idílicos na zona, pode escolher o premiado Vila Vita Parc (Rua Anneliese Pohl, Porches. Tel. 282310100 )

Praia do CamiloHélio Ramos / Região Turismo do Algarve

Praia do Camilo
Pequena praia em Lagos, mas de grande beleza. Situada entre falésias, tem de descer 200 degraus em madeira até chegar ao areal. Mas o esforço vale a pena. Mesmo antes de descer, deixe-se deslumbrar pela paisagem. O Cascade Wellness Resort (Rua das Ilhas, Lagos. Tel. 282771500) fica a escassos cinco minutos desta praia.

Vila Galé AlbacoraDivulgação

Ilha de Tavira
O extenso areal de areia dourada e fina (11 km de extensão) e as águas cálidas são atrativo para quem vem para esta ilha. O acesso faz-se de barco, a partir de Tavira, e demora cerca de dez minutos. Tirando os meses de julho e agosto, em que é bastante frequentada, a ilha é um paraíso para quem gosta de praias desertas. Aproveite o pequeno cais de acesso do Vila Galé Albacora (Quatro Águas, Tavira. Tel. 281380800) para chegar até à praia.