O S. C. Braga fechou as contas do Grupo G da Liga Europa com um triunfo caseiro sobre os ucranianos do Zorya, por 2-0, em jogo da sexta jornada. Os arsenalistas já tinham assegurado os 16 avos de final na ronda anterior.

Um autogolo de Abu Hanna, aos 61 minutos, adiantou os minhotos no marcador, com Ricardo Horta a apontar o 2-0 pouco depois.

Com este desfecho, os braguistas fecham o Grupo G no segundo lugar, com os mesmos 13 pontos dos ingleses do Leicester, que venceram em casa os gregos do AEK Atenas, por 2-0.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o trunfo sobre os ucranianos do Zorya:

«É das coisas que fazem um treinador feliz: quando se altera e há reposta, a identidade mantém-se e se vence o jogo. Esta é uma equipa forte a jogar na forma que gostam de jogar, no último terço, foi assim eu ganhou ao AEK e ao Leicester. Obrigamos a que jogasse muito tempo no seu meio campo, eles não gostam, e cometeram erros. Construímos oportunidades e acabámos por ganhar».

[Percurso na fase de grupos] «Fizemos um percurso espetacular. Recordo que não conseguimos o primeiro lugar porque no último minuto frente ao Leicester sofremos um golo. Marcámos muitos golos, somos uma equipa com uma identidade forte e fizemos muitos pontos para o ranking de Portugal, o que é importante».

[Adversário nos 16-avos-de-final] «Gostava de ter pela frente um adversário forte, gostava de jogar contra o Manchester United, era o meu desejo. Independentemente do adversário, sabendo que nesta altura estamos numa Champions League, vamos discutir sempre o resultado».

Alguns jovens que estavam no banco não entraram: “[com]Os miúdos, nós temos aqui um problema. Se metesse um jovem jogador dos que estavam no banco, e gostaria de os ter metido, esse jogador não poderia jogar os últimos três jogos da fase regular da equipa B, nem a fase final, a partir de fevereiro, março, não jogaria mais. Temos dois tipos de situações: o Rodrigo Gomes é uma aposta nossa, está connosco, não tem tido oportunidades, mas está a treinar connosco. Mas há outros que não são de momento uma aposta, mas pontualmente podem ser utilizados. A lei tem que ser revista”.

Declarações de Viktor Skrypnyk, treinador do Zorya, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota por duas bolas a zero frente ao Sp. Braga:

«Parabéns ao Sp. Braga. Demos o nosso máximo, lutámos por um resultado positivo, mas o Sp. Braga mostrou o seu profissionalismos e não conseguimos mais, ainda assim estamos contentes pela nossa prestação».

[Sp. Braga e Leicester passam justamente à próxima fase?] «Sim. Acho que são duas equipas muito boas. Nós somos uma equipa jovem, não entramos nas competições europeias, penso que são as duas melhores equipas.

[Que jogadores que mais chamaram atenção no Sp. Braga?] «O Sp. Braga é forte no coletivo, joga bem taticamente. Grande parte da equipa que defrontámos há dois anos mantém-se, 80 por cento, a equipa em si é muito boa».