Um jovem de 23 anos sofreu ferimentos na sequência de um despiste automóvel na Estrada Nacional 101, em Arcos de Valdevez, ao início da tarde deste domingo.

Pelo que apuramos, junto do comandante dos bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, o condutor seguia na Avenida Dr. Osvaldo Gomes, no sentido Arcos de Valdevez-Ponte da Barca, em possível excesso de velocidade, antes de embater contra um gradeamento de uma habitação, entre a zona do Lidl e do posto de combustível.

Antes do embate, um outro passageiro que seguia no carro atirou-se para a via em andamento, possivelmente por perceber que o condutor ia em excesso de velocidade e antecipando uma tragédia.

A verdade é que o passageiro conseguiu evitar males maiores, sofrendo apenas ferimentos ligeiros provocados pela queda em andamento, enquanto que o condutor sofreu ferimentos “muito graves”, segundo avaliação da equipa médica do INEM.

A viatura acabou por ficar bastante danificada, perdeu o motor e uma das rodas arrastou-se durante 30 metros para além de onde ficou estagnado o carro.

Para além do gradeamento de ferro “muito grosso”, arrancou ainda uns pilares de pedra com 40 centímetros de largura e derrubou um poste de iluminação, confirmando a força do impacto.

No local estiveram os Bombeiros de Arcos de Valdevez apoiados pela equipa médica da VMER de Viana do Castelo e pela ambulância de suporte imediato de vida (SIV) do INEM sediada em Arcos de Valdevez.

O ferido ligeiro foi transportado pelos bombeiros para o Hospital de Santa Luzia, em Viana, enquanto que o ferido em estado “muito grave” foi transportado para Braga pela ambulância SIV com acompanhamento da equipa médica da VMER.

Duas patrulhas da GNR estiveram no teatro de operações e registaram a ocorrência.