A gala ‘The Best’ da FIFA decorreu hoje em Zurique numa cerimónia exclusivamente virtual, face ao contexto de pandemia em que estamos, mas nem por isso faltou emoção. Roberto Lewandowski venceu o prémio para melhor jgoador do ano na primeira vez que é nomeado e Lucy Bronze arrecadou o prémio para melhor jogadora.

Foi também revelado os dois melhores Onzes do ano, no futebol masculino e feminino, e Cristiano Ronaldo, apesar de não vencer o prémio mais desejado, fez parte do lote de eleitos para a melhor equipa do ano.

Jurgen Klopp foi eleito treinador do ano, enquanto Sarina Weigman, selecionadora dos Países Baixos, venceu prémio de treinadora do ano no futebol feminino.

Ronaldo votou em Messi e Lewandowski, mas não foi correspondido

Várias curiosidades nas votações dos capitães de todas as seleções.

Cristiano Ronaldo votou como capitão da Seleção Nacional, tendo cinco pontos a Robert Lewandowski, três a Lionel Messi e um ponto a Kylian Mbappé.

O português não recebeu, no entanto, a mesma consideração dos outros dois finalistas ao prémio de melhor jogador do The Best, sendo que nem Lewandowski, nem Messi votaram no português.

Robert Lewandowski, como capitão da Polónia, deu cinco pontos a Thiago Âlcantara, três pontos a Neymar e um ponto a De Bruyne. Já Messi, como capitão da Argentina, deu cinco pontos a Neymar, três pontos a Mbappé e um ponto a Lewandowski.

Refira-se, a título de curiosidade, que Mateus, avançado do Penafiel e capitão de Angola, não votou em Ronaldo, tendo preferido Lewandowski, Mbappé e Sadio Mané.

Já Marco Soares, jogador do Arouca e capitão de Cabo Verde, elegeu Ronaldo para receber cinco pontos, colocando Lewandowski e Mané em segundo e terceiro.

Bryan Ruiz e Falcao, jogadores que passaram por Sporting e FC Porto, respetivamente, também não deram nenhum ponto a Ronaldo, tal como aconteceu com Gareth Bale e Sergio Ramos, duramente muitos anos colegas de Cristiano no Real Madrid. Já Chiellini, capitão de Itália e jogador da Juventus, deu cinco pontos ao português.

Lista de capitães que deram cinco pontos a Ronaldo:

Woodrow West, capitão do Belize
Marcelo Moreno, capitão da Bolívia
Petar Zanev, capitão da Bulgária
Marco Soares, capitão de Cabo Verde
Visal Soeuy, capitão do Cambodja
Enner Lastra, capitão do Equador
Hallur Hansson, capitão das Ilhas Faroé
Yang Huang, capitão de Hong Kong
Giorgio Chiellini, capitão de Itália
Andritany Ardiyasha, capitão da Indonésia
Ensan Safi, capitão do Irão
Alaa Al- Garrhwi, capitão do Iraque
Ahmed Trbi, capitão da Líbia
Nicholas Torrão, capitão de Macau
Kyaw Htet, capitão de Myanmar
Juan Barrera, capitão da Nicarágua
Michael Foster, capitão da Papua Nova Guiné
Sidney Rivera, capitão de Porto Rico
Sousa Pontes, capitão de São Tomé e Príncipe
Yeami Dunia, capitão da Serra Leoa
Peter Mabok, capitão do Sudão do Sul
Sione Ongo, capitão do Tonga
Billy Forbes, capitão das Ilhas Turks and Caiacos
Ali Alhoasi, capitão dos Emirados Árabes Unidos
Brian Kaltak, capitão de Vanuatu