Sporting de Braga vence Rio Ave e segura quarto posto

Ricardo Horta no fecho da primeira parte, aos 43 minutos, Fransérgio, aos 62, e Paulinho, aos 88, foram os autores dos golos da equipa ‘arsenalista’.

O Sporting de Braga recebeu e venceu hoje o Rio Ave por 3-0, no jogo que encerrou a 10.ª jornada da I Liga de futebol, resultado que permitiu aos minhotos manterem a quarta posição da prova.

Ricardo Horta no fecho da primeira parte, aos 43 minutos, Fransérgio, aos 62, e Paulinho, aos 88, foram os autores dos golos da equipa ‘arsenalista’ que assim somou mais três pontos e voltou a passar o Vitória de Guimarães, que, na segunda-feira, tinha subido provisoriamente ao quarto lugar, ao vencer em casa do Santa Clara por 4-0.

Com esta vitória, o Sporting de Braga recupera o quarto lugar, agora com 21 pontos, menos um do que o FC Porto, terceiro, três do que o Benfica, segundo, e cinco do que o comandante Sporting, enquanto o Rio Ave é nono, com nove.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (3-0) sobre o Rio Ave:

«Foi uma vitória de equipa. Não fazendo um jogo brilhante, longe disso, há explicações. Entrámos bem no jogo contra um adversário bom, difícil, uma equipa sólida e com bons jogadores. Até à lesão do Galeno estávamos equilibrados, depois disso tivemos de improvisar um pouco. Colocámos o Horta na esquerda e demos o corredor ao Sequeira. Ganhámos esse lado, mas perdemos a capacidade de pressionar no meio. Depois colocámos o Iuri na esquerda e o Horta no seu lugar, o lado do Paulinho. Levamos algum tempo a adaptar-nos, o golo acabou por cair numa boa altura, mas também é verdade que ainda tivemos uma oportunidade flagrante na primeira parte. Na segunda parte reajustamos, tanto na saída de bola como na forma como o Rio Ave estava a sair e não fomos surpreendidos, partimos para uma exibição mais sólida na segunda parte e fizemos dois golos em jogadas de excelente recorte. Não estávamos a jogar bem e a equipa soube não sofrer golos. Foi uma vitória de equipa porque a equipa adaptou-se. A equipa mostrou hoje que é uma verdadeira equipa e sabe bem ao treinador ganhar assim».

[Resultado certo?] «Penso que foram números exagerados para o que aconteceu no jogo. A vitória é justa, mas por números exagerados».

Declarações de Mário Silva, treinador do Rio Ave, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (3-0) frente ao Sp. Braga:

«Sabemos que o Braga é uma equipa forte, com bons executantes, uma equipa muito organizada e a primeira parte teve um Rio Ave superior. Conseguimos chegar perto da baliza, criámos situações de perigo mas não conseguimos concretizar. Acabámos por sofrer um golo contra a corrente do jogo. Se havia alguém que estava por cima éramos nós, mas o futebol é isto: eficácia. Sabíamos que tínhamos de estar a um bom nível, mas não conseguimos concretizar e as coisas tornaram-se mais difíceis».

[Gelson Dala não é ponta de lança. Ponderam ir ao mercado?] «Não gosto de falar do mercado, ainda faltam uns dias. O Gelson Dala tem sido aposta porque acreditaramos que com as características dele podemos tirar proveito em termos ofensivos, da criação de espaços para ele e para outros poder construir. A estratégia passava por atrair com o Gelson e apostar na profundidade. No jogo anterior as coisas correram bem e ele foi protagonista, hoje fez um bom trabalho, mas não conseguimos marcar. Faz parte da estratégia. É um processo coletivo. Se conseguirmos criar e ter oportunidades temos de como marcar, seja quem for, os avançados ou os médios. Temo de continuar a trabalhar, é preocupante se não criássemos, me preocupa-me não fazer, mas a equipa cria e tenta e as coisas vão correr melhor no futuro ».

Os melhores momentos da partrida:

Ficha de jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Rio Ave, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Ricardo Horta, 43 minutos.

2-0, Fransérgio, 62.

3-0, Paulinho, 88.

Equipas:

– Sporting de Braga: Matheus, Esgaio, Tormena, Bruno Viana, Sequeira, Castro (Rodrigo Gomes, 85), Fransérgio (João Novais, 89), Galeno (Al Musrati, 19), Iuri Medeiros, Ricardo Horta (Abel Ruiz, 89) e Paulinho.

(Suplentes: Tiago Sá, Zé Carlos, Raul Silva, David Carmo, João Novais, Al Musrati, Abel Ruiz, Rodrigo Gomes e Vítor).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Rio Ave: Kieszek, Ivo Pinto, Borevkovic, Aderlan Santos, Pedro Amaral, Filipe Augusto (Jambor, 46), Pelé, Diego Lopes (André Pereira, 84), Francisco Geraldes (Ronan David, 72), Carlos Mané e Gelson Dala (Gabrie Sousa, 72).

(Suplentes: Leo Vieira, Fábio Coentrão, Tarantini, Ronan David, Jambor, Meshino, Gabriel Sousa, André Pereira e Bruno Moreira).

Treinador: Mário Silva.

Árbitro: João Pinheiro (Braga).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Tormena (60). Cartão vermelho para o diretor desportivo do Rio Ave André Vilas Boas (60).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.