O Município de Braga, no âmbito da aplicação de políticas que contribuam para prevenir as doenças e promover e salvaguardar a saúde animal, assinou mais um protocolo para a implementação do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver) com a Associação Bragatos.

A assinatura do protocolo contou com a presença de Altino Bessa, vereador do Município de Braga, e de Alexandra Silva, Vice-Presidente da Associação. Existem no Concelho várias colónias de gatos que são monitorizadas por Associações de Protecção Animal e o Município de Braga vem, deste modo, reforçar o apoio para os tratamentos e esterilizações dos felídeos atribuindo à Bragatos uma verba de 5 mil euros.

O Programa CED permite efectuar o controlo e redução do número de gatos errantes assilvestrados na Cidade e diminuir os focos de insalubridade, ruído e odores produzidos.

Como salientou Altino Bessa, este programa reveste-se de considerável complexidade e exigência ao nível dos recursos humanos no terreno, só sendo possível realizar graças ao trabalho dedicado das associações e à sua constante preocupação com a saúde e a manutenção do bem-estar dos animais.