Portugal Conhece Adversários no Euro 2024: Turquia e República Checa.

A seleção portuguesa está definida para iniciar a sua jornada no Euro 2024 em Leipzig, enfrentando a República Checa em 18 de junho. O terceiro oponente será determinado por um play-off agendado para março.

Portugal teve a sorte ao seu lado no sorteio da fase final do Euro 2024, realizado em Hamburgo pela Alemanha. Sendo cabeça-de-série, a seleção portuguesa foi agrupada com dois adversários familiares, Turquia e República Checa, e uma incógnita que será decidida no play-off de março do próximo ano. Evitou enfrentar seleções de alto calibre como Países Baixos ou a atual campeã europeia, Itália, que foram designadas para França e Espanha, respetivamente.

A equipa orientada por Roberto Martínez iniciará a competição em 18 de junho, em Leipzig, contra a República Checa, marcando o terceiro encontro em fases finais de um Europeu. Os outros jogos serão em Dortmund, em 22 de junho, contra a Turquia, e em Gelsenkirchen, em 26 de junho, contra o vencedor do play-off C, que será decidido entre os vencedores de Geórgia-Luxemburgo e Grécia-Cazaquistão. O reencontro com a Grécia trará memórias do Euro 2004, onde Portugal enfrentou e derrotou a seleção grega na partida de abertura e na final. Qualquer que seja a seleção do play-off, será a sua estreia na competição.

Após o sorteio do Euro 2024, Roberto Martínez, que participará no seu segundo Europeu (após treinar a Bélgica em 2021), expressou sua satisfação com o resultado. “Para nós e para os adeptos portugueses, é um sorteio positivo, jogaremos em Leipzig, Dortmund e Gelsenkirchen, criando um bom ambiente para os adeptos portugueses que vivem perto. Estar no Grupo F também nos proporciona mais tempo de preparação para o primeiro jogo, o que é importante,” analisou o treinador espanhol.

Martínez compartilhou suas impressões sobre os adversários já conhecidos: “Conheço bem a República Checa; tem a capacidade de jogar de igual para igual, com objetividade, mas é uma incógnita devido à ausência de treinador. A Turquia é uma combinação interessante de talento individual e experiência, tornando-se uma equipa muito competitiva.”