Equipa bracarense esteve em desvantagem mas conseguiu dar a volta ao resultado e conquistar os três pontos.

O Sporting de Braga venceu em casa o Estoril Praia por 3-1, num jogo a contar para a 12.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. Guitane abriu o marcador para o Estoril aos 24 minutos, mas Ricardo Horta (31), Banza (51) e Víctor Gómez (90) garantiram a terceira vitória consecutiva para o Braga no campeonato.

Com esta vitória e sem conhecer derrotas nos últimos sete jogos da I Liga, o Sporting de Braga mantém-se no quarto lugar da tabela, somando 26 pontos. Está a três pontos de distância do Benfica e do Sporting, que têm um jogo a menos, assim como do FC Porto. Quanto ao Estoril Praia, que vinha de duas vitórias seguidas, mantém-se na 14.ª posição com um total de 10 pontos.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (3-1), frente ao Estoril em jogo da 12.ª jornada da Liga:

«Regressar ao campeonato exigia de nós deixar para trás o que fizemos de bom na Champions, uma exibição muito boa da parte física e também mental. Foi bom ter o apoio dos nossos adeptos, para podermos encontrar o que precisávamos para conseguir a vitória neste jogo, que era o nosso principal objetivo».

[Melhor ataque, mas permeabilidade defensiva] «Nesta altura temos mais pontos do que tínhamos à 12.ª jornada na época anterior. O que possa ser marcar mais ou sofrer mais tem importância relativa, importante, para mim, é o facto de termos mais pontos. O resto é consequência da nossa forma de jogar. O que é importante são os pontos e ao dia de hoje, 12.ª jornada, temos mais pontos».

[Golo sofrido a partir de um pontapé de baliza] «De uma forma geral podemos olhar para o jogo sendo nós eficazes. Conseguimos anular o jogo do adversário, em quase todos os momentos do jogo anulámos a construção do Estoril. O golo surge com mérito do Estoril, mas com demérito nosso, perdemos uma primeira referência numa zona alta, e depois não encurtámos nem tirámos profundidade. Esse golo, que surge em contraciclo, não desequilibrou a equipa, que manteve a forma de estar. Quatro minutos depois fizemos o empate e na segunda parte fizemos o segundo golo, que era o que queríamos. Foi o único remate enquadrado do Estoril em todo o jogo».

[Sente tranquilidade mesmo a equipa entrando a perder muitas vezes?] «Preferia não estar atrás do resultado, e os jogadores também, mas há um plano e uma missão que temos para cada jogo e a equipa acaba por ter a capacidade de manter esse plano mesmo em momentos de algum desconforto, estando em inferioridade ou em desvantagem no marcador. A equipa sabe o plano que tem, o importante é termos consistência durante os noventa minutos».

Declarações de Vasco Seabra, treinador do Estoril, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (3-1) frente ao Sp. Braga em jogo da 12.ª jornada da Liga:

«Conseguimos atrair o Braga, em posse, e explorar o espaço entre linhas que andámos à procura. Foi um momento importante [golo de Guitane] para mostrar ao que vínhamos. Depois, de facto, estamos a jogar contra um adversário com muito talento, uma equipa recheada de qualidade, e a nossa equipa penso que se bateu muito bem. Sofremos o golo num momento em que estávamos a menos, o Marqués estava fora, fez uma tabela bem feita. A Primeira parte foi muito disputada, tivemos várias saídas com qualidade, e na segunda parte o Braga entrou muito forte, obrigou-nos a um desgaste grande. Não conseguimos explorar a última linha do Braga, que estava muito alta e muito agressiva. Acho que fizemos um jogo muito competente».

«Acredito que a equipa vai continuar a dar esses sinais, tem demonstrado o que quer com uma vontade muito grande e desejo de conquistar, toda a gente tem vontade de se dar ao jogo, hoje penso que nos batemos até ao último minuto, penso que fomos muito competitivos, são sinais que a equipa dá».

[Segunda parte sem ligação? O que faltou?] «O Braga também evoluiu naquilo eu foi a sua pressão. Procurámos ir variando para tentar impedir as marcações individuais, a marcação foi mais individualizada na segunda parte, o Braga apertou demasiado alto, o nosso quadrado do meio ficou muito apertado e não tivemos profundidade na largura».

[Rodrigo Gomes – emprestado – fez falta?] «Sentimos a falta de todos os jogadores com qualidade, é inegável. É um jogador com talento, com potencial, está a fazer uma boa época. Mas, o Wagner fez um bom jogo, é um menino dos nossos sub-23, ainda há pouco tempo estava na Liga Revelação e mostrou personalidade para jogar num estádio como o do Braga»