Equipa de Barcelos venceu por 1-0 fora de casa em jogo da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol e agora tem mais um ponto do que os famalicenses.

Um golo de Claude Gonçalves, aos 40 minutos, valeu o triunfo à equipa comandada por Ricardo Soares.

Um golo que entra para a história do campeonato e, em particular, do Gil Vicente. Claude Gonçalves foi o autor do golo que deu triunfo aos galos sobre o Famalicão, algo que já não acontecia há 26 anos e algo que nunca havia acontecido na condição de visitante em jogos do campeonato. A juntar a isto, o luso-francês voltou a exibir-se em grande plano no meio campo gilista, segurando uma importante vitória, a primeira fora de portas esta época.

Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após vitória por 1-0 frente ao Famalicão:

«Uma vitória extremamente importante porque, além de nos acrescentar três pontos, é muito motivador para o futuro. Sabemos que vai ser um campeonato difícil, com várias equipas nas mesmas circunstâncias que nós, por isso sempre que for para somar é importante.

O resultado é justo. Entrámos muito bem no jogo, a pressionar alto porque sabíamos que se limitássemos a primeira construção do Famalicão, iríamos tirar dividendos dessa pressão. Também era nossa intenção marcar primeiro porque isso iria intranquilizar o adversário e, por outro, iria dar-nos confiança. No fim tivemos de fazer uns reajustes porque o Famalicão ia apostar no ‘chuveirinho’, não sendo esse o ADN da equipa, mas dadas as circunstâncias, antecipamos isso.

[significado do primeiro triunfo fora de casa na época] Significa três pontos para nós, extremamente importantes para a nossa caminhada. Lamento que os adeptos não possam estar cá, principalmente os nossos, porque nos iriam apoiar nos momentos mais difíceis e esta vitória é para eles.».