Atual Presidente desce significativamente. Ana Gomes e Ventura disputam o segundo lugar. Marisa e João Ferreira estão mesmo empatados. Mas a abstenção pode prejudicar mais Marcelo e Marisa, cujos eleitores são dos menos mobilizados. Nesta eleição em plena pandemia, na incerteza total sobre a abstenção, está tudo está em aberto (mais do que em qualquer outra).

De dezembro até agora, Marcelo Rebelo de Sousa perde oito pontos na última sondagem realizada pelo ISCTE/ICS para o Expresso e a SIC: passa de 66% para 58%. A vantagem é muito grande para a dupla que disputa o segundo lugar — mas essa confirma-se ser uma disputa taco a taco —: Ana Gomes sobe, mas marginalmente, dos 13% para os 14,5%, enquanto André Ventura atinge os 12,5% das intenções de voto, mais 3,5 pontos percentuais do que tinha há um mês. A diferença entre os dois é agora de dois pontos, dentro da margem de erro da sondagem (que é de 3%).

Mais abaixo ficou totalmente empatada a luta entre os representantes dos partidos à esquerda: Marisa Matias perde um ponto, João Ferreira sobe um — e os dois têm agora 6% das intenções de voto.

O trabalho de campo desta sondagem, anote-se, começou dois dias depois de terem acabado os debates televisivos entre os vários candidatos — onde Marisa Matias teve maior dificuldade em sobressair — e prolongou-se até à última segunda-feira, quando António Costa anunciou novas restrições ao segundo confinamento.