O Vitória somou o segundo triunfo consecutivo na I Liga, ao vencer o Famalicão, esta noite, por 1-0, na partida da 15.ª jornada.

O golo solitário da equipa comandada por João Henriques foi marcado por André Almeida, logo aos 12 minutos. Foi o primeiro golo do médio vimaranense na competição, que garantiu a conquista de três pontos.

O Vitória continua no 6.º lugar, mas agora com 26 pontos, menos um que o Sp. Braga, o 5.º classificado. Os dois rivais do Minho estão atrás do Paços de Ferreira, que segue no 4.º lugar, com 28 pontos, mas mais um jogo disputado.

João Henriques, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa, após triunfo por 1-0 frente ao Famalicão:

João Henriques ficou “muito satisfeito com a vitória” em Famalicão, porque, disse, “foi uma grande vitória da equipa, com o espírito vitoriano”.

“Sabíamos que o jogo ia ser difícil, com o relvado pesado, o que se percebeu com o passar dos minutos. Fomos pragmáticos, objectivos, a equipa que teve as melhores oportunidades de golo, concretizamos uma e podíamos ter conquistado mais. Saíamos merecidamente com os três pontos”, sublinhou.

O treinador vitoriano acrescentou que “Estamos num caminho com um registo que não é fácil. Estamos perto do final da primeira volta e não temos qualquer derrota fora de casa, com várias vitórias boas. Continuamos exatamente como estávamos, com os pés bem assentes no chão porque sabemos o que queremos, sentimos a equipa a crescer de jogo para jogo. Levamos os três pontos para Guimarães, juntamo-nos ao grupo da frente e o objectivo é olhar para quem está acima”.

«Não estamos preocupados com o Paços de Ferreira ou outra equipa qualquer, estamos preocupados connosco e somar os três pontos. Foi importante para nós dar sequência áquilo que fizemos há três dias, sabendo que hoje íamos ter um terreno difícil. Temos um jogo a menos e isso pode dar para passar acima dos adversários que estão à nossa frente.

[Vitória de fato-macaco?] Hoje ganhámos com o espírito vitoriano, que tanto é apregoado, e que hoje foi passado para dentro de campo. Foi uma vitória do grupo porque soube ultrapassar um adversário difícil e ter a capacidade ultrapassar todas as dificuldades, vencendo a sofrer em alguns momentos. Fala-se dos mágicos que fazem coisas diferentes, mas hoje vimos esses mágicos com uma capacidade de entre ajuda e solidariedade muito grande. Isso é tão importante como qualquer trivela e hoje ganhou a equipa. A equipa é sólida.

[golo de André Almeida] Estou feliz pelo André Almeida porque ele procurava este golo há algum tempo. Era a cereja no topo do bolo para ele sentir-se ainda mais confiante naquilo que é a evolução dele dentro da equipa. Felizmente temos mais ‘Andrés Almeidas’ e estou desejoso que eles tenham também a sua felicidade. O crescimento do André deve-se ao crescimento da equipa.

oão Pedro Sousa, treinador do Famalicão, na sala de imprensa, após derrota por 1-0 frente ao V. Guimarães:

«É um problema percebermos que não estamos a ser consistentes em termos emocionais. A nossa entrada no jogo foi medíocre, muito fraca e teve a ver com a vitória que tivemos nos Açores. Infelizmente não consegui ver os sinais durante a semana e melhorar nesse aspeto e para perceber que tinha de fazer algo para sermos mais competitivos, como fomos na segunda parte.

Independentemente de jogar bem ou mal. Na primeira parte não jogámos, fomos passivos e contra equipas competentes como a do Vitória é difícil ter um resultado positivo. Perdemos o jogo porque não estivemos na primeira parte e temos de estar. Somos profissionais e temos de abordar os jogos de outra forma.

[futuro de Bruno Jordão com entrada de novos jogadores] O Bruno Jordão está lesionado e está impedido de treinar durante quatro semanas. Por essa razão, hoje não esteve no jogo e na semana passada é que foi por opção técnica.

[porque não arriscou mais do que trocas diretas?] O Alexandre Guedes ainda não está preparado para fazer 90 minutos porque vem de uma paragem e esteve de férias. O Kraev já arriscamos um pouco, sendo uma situação idêntica, por isso só tínhamos o Anderson e mais nenhuma opção.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Famalicão – Vitória SC, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, André Almeida, 12 minutos.

Equipas:

– Famalicão: Vaná, Patrick William (Morer, 84), Babic, Diogo Queirós, Rúben Vinagre (Verdonk, 83), Lukovic (Joaquín Pereyra, 64), Ugarte, Kraev, Gil Dias, Jhonata Robert (Ivo Rodrigues, 46) e Alexandre Guedes (Anderson, 73).

(Suplentes: Luiz Júnior, Morer, Calvin, Riccieli, Iván Jaime, Joaquín Pereyra, Fernando Valenzuela, Ivo Rodrigues e Anderson).

Treinador: João Pedro Sousa.

– Vitória SC: Bruno Varela, Sacko, Jorge Fernandes, Abdul Mumin, Mensah, André André (Wakaso, 83), Pepelu, André Almeida (Miguel Luís, 76), Rochinha (Rúben Lameiras, 76), Ricardo Quaresma (Edwards, 82) e Óscar Estupiñan (Bruno Duarte, 90).

(Suplentes: Jhonatan, Suliman, Edwards, Bruno Duarte, Rúben Lameiras, Wakaso, Ouattara, Miguel Luís e Janvier).

Treinador: João Henriques.

Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa).