Um grupo de empresários da freguesia de Cabreiros, em Braga, ofereceu hoje 40 refeições a profissionais de uma das alas dedicadas à covid-19 da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Braga.
Esta ação visa agradecer aos profissionais de saúde pelo trabalho “incansável” no combate à pandemia, disse Lionel Martins, chef de cozinha e porta-voz do grupo de pequenas empresas que fez andar a iniciativa.
Segundo o chef, colaboraram nesta dádiva as empresas R-Criar e Doce Marta e ainda os voluntários Ana Paula, Ricardo Cruz, Nuno Eirinha e Fernando Jorge.
“Nós e todos aqueles que nos apoiaram esperam, com esta ação, retribuir e oferecer um pouco de conforto aos que todos os dias lutam pelos nossos”, completou o chef.
Apesar de ser um ato altruísta, este tipo de ofertas não é incentivado pela administração daquele hospital, que já veio a público, na semana passada, dizer que os profissionais do hospital têm refeições asseguradas assim como serviço psicológico caso seja preciso ânimo para combater o novo coronavírus.
Em comunicado enviado às redações, o hospital afirmou que “nunca foi reportado ao Hospital de Braga nenhum caso de necessidade de bens alimentares para os profissionais”.
“Em caso de necessidade, o Hospital de Braga, cumprirá com os seus deveres institucionais para assegurar e garantir o bem-estar físico dos seus profissionais”, assegura a nota enviada à imprensa.
O Hospital de Braga afirmou ainda que “disponibiliza, desde março, uma equipa de psicólogos do Serviço de Psiquiatria para dar apoio psicológico aos profissionais que dele necessitem”.
“Entendemos a preocupação existente nesta altura de pandemia, tornando-se, no entanto, imperioso o esclarecimento desta informação. Pedimos, ainda, a sensibilização da população para que, sempre que necessário, se informe junto dos meios oficiais do Hospital”, finaliza a nota do hospital.
Apesar da nota, os voluntários não esmoreceram e levaram esta quinta-feira as refeições até àquela unidade hospitalar.