Centro de Saúde aplica mais de seis mil doses a prioritários

O concelho de Braga triplicará a capacidade de vacinação contra a covid-19 a partir já de terça-feira, passando a vacinar cerca de 800 utentes por dia, quando tem agora capacidade instalada de vacinar diariamente apenas uma média de 250 pessoas.

Desde que iniciou o plano, este centro administrou cerca de seis mil vacinas a profissionais de saúde, idosos e membros das forças de segurança e socorro. A revelação partiu, esta sexta-feira, da coordenadora do Plano de Vacinação no Agrupamento dos Centros de Saúde de Braga, enfermeira Céu Ameixinha.

Esta responsável explica que “a triplicação só é possível porque a Câmara de Braga disponibilizou-nos o Altice Forum, onde teremos mais boxes de vacinação e melhores condições para receber todas as pessoas e trabalharmos com mais profissionais e com melhores meios”.

Falando à margem do início da vacinação dos profissionais da PSP de Braga, a enfermeira salientou que “num universo de mais de seis mil pessoas, tudo tem vindo a correr bem, ninguém sofreu qualquer choque anafilático, somente há casos das reações normais, mas nas 24 horas subsequentes à administração das vacinas contra a covid-19”.

Da tarde, a maratona de vacinas continuou, com a aplicação a elementos dos Bombeiros Voluntários de Braga, dos Bombeiros Sapadores de Braga e da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, com o ritmo de vacinação a triplicar, já a partir da próxima terça-feira com a transferência para o Altice Forum.