A empresa municipal Estacionamentos Urbanos de Braga (EUB) retoma a partir de segunda-feira, dia 1 de março, a normal fiscalização do estacionamento à superfície na envolvente à Unidade de Saúde de Maximinos.

“Tendo em vista o bom funcionamento do plano de vacinação contra a Covid-19, desde início de Fevereiro que os EUB estavam a aplicar uma política de tolerância na fiscalização do pagamento dos parquímetros nesse local. Os cidadãos estavam isentos do pagamento no estacionamento à superfície na zona envolvente à Unidade de Saúde, local onde estava a ser administrada a vacinação no concelho.

Atendendo a que – diz o Gabinete de Comunicação do Município – o Centro de Vacinação covid-19 está a funcionar desde esta terça-feira no Altice Fórum Braga, a fiscalização será retomada nas seguintes ruas: Rua Bombeiros Voluntários, Largo Paulo Orósio e Rua do Alcaide.

Nesta fase, estão a ser vacinados os utentes com idade superior a 80 anos e cidadãos com idade superior a 50 anos com insuficiência cardíaca ou com doença coronária, insuficiência renal, DPOC ou com doença respiratória sob ventiloterapia.

A entrada no Altice Forum Braga deve ser feita pela Rua Monsenhor Airosa (Lomar). O Centro de Vacinação funciona das 08h00 às 20h00. As convocatórias são por SMS.

Centro de Vacinação de Braga do Forum Altice pode chegar às 1.600 inoculações por dia

Segundo o jornal O MInho, O Centro de Vacinação contra a covid-19 do ACES (Agrupamento Complementar de Centros de Saúde) de Braga hoje aberto, no Forum Altice tem capacidade para, “numa fase em que houver vacinas suficientes, duplicar a atual capacidade até às 1600 inoculações por dia”, disse, o presidente da Câmara, Ricardo Rio.

“Atualmente, e não só em Braga, há falta de vacinas, mas, quando a situação se inverter, o espaço está preparado para o dobro”, explicou.

O Centro, que até agora funcionava junto ao Centro de Saúde de Maximinos, foi montado pelo Município, numa zona do segundo andar do espaço de exposições, em cooperação com o ACES, a ARS-Norte, a Cruz Vermelha e os bombeiros, Voluntários e Sapadores.

A vacinação decorre no piso superior da grande nave, nos corredores envolventes com zonas distintas como área administrativa, compartimentos de vacinação e zona de recobro”, disse o autarca, salientando que, no local, vai estar uma ambulância em permanência para levar ao Hospital quem quer que tenha reações adversas.

A solução encontrada permite que a vacinação prossiga, em paralelo com as atividades do Forum, que serão reatadas logo que o confinamento termine.

O espaço foi já vistoriado pela ARS-Norte (Administração Regional de Saúde do Norte), tendo o ACES já comunicado aos cidadãos que irão ser vacinados a mudança de local.