O primeiro nome “XI do Centenário”

A iniciativa decorre da comemoração do ano de centenário dos ‘arsenalistas’ e consiste em eleger “o melhor onze e o melhor treinador da sua história”, segundo uma nota publicada no portal oficial.

Quim, como sempre foi conhecido no mundo do futebol, começou a carreira nos ‘gverreiros’ do Minho aos 14 anos, no plantel júnior. Nove épocas depois, aos 22, assume a titularidade no plantel sénior sob o comando dos espanhóis Fernando Castro Santos e Alberto Pazos.

Foi o guardião das redes bracarenses ao longo de outras seis épocas, rumando ao Benfica em 2004. Regressa a Braga em 2010 onde fica mais três temporadas, terminando a carreira em 2018 no Desportivo das Aves, com 42 anos.

No total, representou o SC Braga durante 18 temporadas, quatro delas nos escalões de formação.

Hoje com 45 anos, Quim agradeceu a distinção através de um vídeo publicado nas redes sociais do emblema braguista.

https://www.facebook.com/watch/?v=2924531004535291

Pelos minhotos ganhou uma Taça da Liga  na época 2012/13. Venceu ainda dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça pelos ‘encarnados’ e uma Taça de Portugal pelo Aves.

O escrutínio para o “XI do Centenário”, como é agora apelidada a iniciativa, foi levado a cabo por via digital, através da aplicação oficial do clube, e através de boletim físico de voto, disponível aos sócios nas lojas oficiais.

Os restantes vencedores são anunciados durante este mês de março.