O Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social “irão implementar o processo de testagem em todos os estabelecimentos de ensino e respostas sociais de apoio à infância”.

O Governo anunciou, esta quarta-feira, que o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social “irão implementar o processo de testagem em todos os estabelecimentos de ensino e respostas sociais de apoio à infância”.

Em comunicado, as tutelas lembram que a utilização de testes rápidos de antigénio periódicos “constitui uma medida adicional às medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento, o uso de máscara, a ventilação dos espaços ou as medidas de higiene e etiqueta respiratória, visando uma retoma mais segura das atividades educativas e letivas presenciais”.

“Em resultado da articulação com as diferentes entidades envolvidas na operação de testagem, que se têm revelado parceiros inequívocos em todo este processo, os referidos Ministérios concretizam uma operação em que é possível realizar um elevado número de testes”, lê-se.

O Governo informou ainda que o processo de testagem nas escolas, desencadeado no final de janeiro, já permitiu “a realização de mais de 64.000 testes, apesar da transição para o ensino à distância causado pela evolução da pandemia”.