A Netflix está a testar um novo sistema para evitar que os clientes partilhem palavras-passe com pessoas que não residam na mesma casa, uma regra essencial para que vários utilizadores possam partilhar a mesma conta. Há registo de pessoas que já foram obrigados a comprovar que podem estar com a conta aberta, depois de o sistema os ter bloqueado o acesso.
Quando questionado pela BBC, um porta-voz da Netflix afirmou que o mesmo foi desenvolvido para “ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix sejam autorizadas a fazê-lo”.
“Se não vive com o dono desta conta, tem de ter a sua própria conta para continuar a ver”, é esta a notificação que está a ser enviada para alguns utilizadores. Para continuar a assistir, é necessário comprovar a posse da conta por mensagem ou email. Se não conseguirem confirmar que têm autorização para aceder, os utilizadores serão obrigados a criar uma nova conta.
As plataformas de streaming, incluindo Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e HBO, permitem que os utilizadores se inscrevam em vários perfis dentro da conta, mas os termos de serviço indicam que devem ser utilizados apenas pelas pessoas da mesma residência.
Esta ferramenta ainda está em teste e está ativa apenas para um número limitado de pessoas que utilizam a aplicação Netflix TV. A empresa norte-americana ainda não decidiu se entrará em vigor. Este teste ocorre num momento em que a audiência da Netflix disparou, tendo atualmente 200 milhões de utilizadores por todo o mundo.