Foi lançada uma petição pública contra a construção do bairro social na Rua Edgardo Sá Malheiro em Braga.

A Petição tem a seguinte denominação: “Petição contra a criação discriminatória de bairros sociais em Portugal e especificamente contra a criação do bairro social na Rua Edgardo Sá Malheiro em Braga.


Este tipo de empreendimentos em nada beneficia as pessoas envolvidas e está perfeitamente demonstrado que a sua criação apenas estimula comportamentos sociais nocivos. Estes empreendimentos resultaram no passado na destruição dos mesmos ao final de alguns anos.

Da mesma forma, esta opção em nada benificia as comunidades onde se insere uma vez que é generalizado o sentimento de insegurança, o aumento da criminalidade e a desvalorização de bens patrimoniais ao longo do tempo. A solução do problema destas pessoas não passa por marginalizá-las e metê-las todas na mesma caixa onde se vão encontrar com famílias que vivem as mesmas dificuldades, dificultando o alargar de horizontes das mesmas.

A nossa sociedade é caracterizada por diferenças socio-económicas, é multicultural e multirracial, pelo que segregar e aglutinar pessoas que pertencem a um determinado estrato socio-económico menos favorecido não é a melhor das soluções e apenas gera sentimentos de revolta e frustração. São bem conhecidas as realidades dos “bairros sociais” em Braga, Porto e Lisboa e visto não terem sido uma boa solução no passado, não pensamos que isso será uma boa solução no futuro. Somos todos humanos e todos devemos viver juntos, integrados na comunidade “global” e heterogénea que cada vez mais somos”.

Petição disponível aqui