Nova plataforma, alojada no site Visitbraga, proporciona uma viagem pela história da cidade e a sua vivência actual, através da visita a monumentos, espaços verdes e equipamentos. São cerca de 2500 imagens 360.º complementadas com informação.

‘Virtual Tour’ é o mais recente projecto da Câmara Municipal de Braga que conduz os visitantes a uma viagem aos dois mil anos de história da Bracara Augusta e à sua realidade actual em quatro idiomas. Alojada no site Visit Braga (visitbraga.travel), a nova plataforma proporciona uma visita virtual, com recurso a imagens 360.º, a vários monumentos e espaços da cidade que traduzem não só a sua riqueza histórica e arquitectónica, mas também sua vivência actual.

Concebido de uma forma prática e simplificada, a plataforma apresenta dois percursos distintos, mas que se complementam. Através do ‘Replay’, o utilizador embarca numa viagem ao passado que é feita através da visita a 12 locais emblemáticos que retratam a história bimilenar de Braga, numa recriação de momentos, percursos, vivências e episódios protagonizados pelos heróis que pisaram terreno brácaro. A Sé de Braga, o Arco da Porta Nova, a Torre de Menagem, a Arcada, a Igreja de Santa Cruz ou o Bom Jesus são alguns dos exemplos.

Através do ‘Play’, o visitante fica a conhecer a vivência presente da cidade e alguns dos projectos e equipamentos que fazem de Braga uma cidade jo- vem, pujante e empreendedora.?O Altice Forum Braga, o Miradouro do Picoto, o Jardim de Santa Bárbara ou o Theatro Circo são alguns dos exemplos apresentados.

Além de imagens que lhe dão uma perspectiva real, em cada um dos espaços a visitar o utilizar encontra também a sua descrição histórica, alguns pontos de interesse, podendo também aceder directamente a links informativos sobre o espaço em causa. Ingredientes que tornam, de acordo com Hugo Teixeira, responsável da empresa bracarense responsável por este projecto, esta plataforma distinta das demais. “Virtuais tours com imagens a 360.º já existem, mas penso que esta interacção do design e menus de informação tornam este projecto diferente dos demais”, referiu o técnico.