O PSD de Guimarães, pela voz do vereador André Coelho Lima, afirma que Guimarães deve ser mais ambicioso no que toca à alta velocidade ferroviária. Os sociais-democratas querem mais do que apenas uma ligação ferroviária à estação de alta-velocidade, querem aproximar a linha de Guimarães.

Domingos Bragança afirmou, durante a reunião de Câmara, de segunda-feira, dia 3 de maio, que “é estratégica a ligação ao eixo ferroviário e à estação de alta velocidade”. O presidente voltou à ideia de união em torno deste objetivo, a que já tinha apelado numa reunião anterior. “Aqui não temos que nos dividir, na Assembleia de República também é preciso fazer um bom trabalho”, afirmou Domingos Bragança, no que se pôde entender como um repto ao único deputado na sala, André Coelho Lima.

“Na dimensão local o comprometimento do PSD é absoluto, na dimensão nacional o meu comprometimento pessoal é total, é um compromisso. O que é um facto é que quem tem que buscar as convergências é o presidente da Câmara de Guimarães e ele não o fez, até hoje, a não ser em reuniões públicas. Não é a forma adequada de o fazer!”, alega André Coelho Lima.

Para o vereador do PSD, “Guimarães está a ser completamente ultrapassado, está a ver comboios passar. Nós temos uma governação do PS nacional e uma governação do PS local”, analisa André Coelho Lima. “Falta peso político. O nosso real peso não é assim visto em Lisboa”, acrescenta.

Para o PSD de Guimarães a ambição do concelho de Guimarães tem que ir além de conseguir uma ligação ferroviária à estação de alta velocidade, tem que ser aproximar essa estação da cidade de Guimarães. André Coelho Lima deixa claro que essa não é apenas a melhor solução para os vimaranenses, é a melhor solução para o país.

Para os sociais-democratas trata-se de fazer passar o eixo ferroviário de alta velocidade num corredor que permita servir o Vale de Ave (Famalicão e Guimarães) e, ao mesmo tempo, servir Braga. “Programar uma ligação à Europa, através de Vigo, por comboio de alta velocidade, e passar ao lado da zona mais densamente industrializada do país, isto não é possível!”, crítica André Coelho Lima.

“Não passa na cabeça de ninguém fazer uma linha na zona mais litoral e depois fazer outras linhas a ligar as zonas mais industrializadas à linha Porto- Vigo. Isto não faz sentido, é gastar muito mais dinheiro do que aquilo que é necessário. A linha tem que ser pensada de forma a servir todos estes territórios, o mais possível”, diz ainda o vereador social-democrata.

Domingos Bragança procura sensibilizar o primeiro-ministro

Domingos Bragança adiantou que, desde que o PRR foi apresentado, já enviou três ofícios sobre este assunto ao primeiro-ministro e que esteve reunido com António Costa na semana passada.

O presidente da Câmara de Guimarães insiste na necessidade de uma ligação ferroviária à estação de alta velocidade, o que indica que, na sua perspetiva, ela deverá passar longe de Guimarães.

Questionado pelos jornalistas, porém, o presidente afirma que a linha deve passar entre Famalicão, Guimarães e Braga.

“Esta ligação é mesmo estratégica, eu disse isto ao primeiro-ministro. É necessário que o eixo de alta velocidade passe entre estas três cidades: Guimarães, Famalicão e Braga. Que a estação de alta velocidade fique exatamente situada entre a cidade de Guimarães, a cidade de Famalicão e a cidade Braga, porque é exatamente aqui que vivem mais de meio milhão de pessoas, se considerarmos a CIM do Ave e, obviamente a CIM do Cávado e que tem uma criação de riqueza excecional no país”, afirma Domingos Bragança.

Se a estação for equidistante das três cidades haverá menos custos na construção dos tramos de ligação ferroviária a partir de cada cidade, defende o autarca vimaranense.